Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de março de 2024

Trabalhos para construção de residência de estudantes em Mirandela já arrancaram

 A estrutura terá capacidade para 120 camas


Foram colocados, esta terça-feira, os estaleiros para o início das obras de construção da nova residência de estudantes da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (ESACT/IPB) de Mirandela, em terreno cedido pelo Município, no campus do Cruzeiro, que terá capacidade para 120 camas, num investimento de 3,7 milhões de euros.

Em simultâneo, está a decorrer o concurso para a empreitada das obras de requalificação no Hotel “Mira Tua”, encerrado desde 2013, que foi comprado pelo IPB, com o intuito de transformar aquela antiga unidade hoteleira numa residência de estudantes com capacidade para mais 62 camas. Neste caso o investimento será de 1,9 milhões de euros.

O presidente do IPB sublinha a importância destas duas residências para minimizar o problema constante da falta de quartos para os alunos e os que existem estarem a preços muito elevados. “Temos aqui cerca de dois mil alunos e não temos nenhuma residência para estudantes o que é uma falha grave. Finalmente, estamos a iniciar a resolução de um problema com a aquisição do hotel e respetivas obras e outra que vamos construir de raiz, pelo que no total serão perto de duas centenas de camas que vamos disponibilizar. Não vai resolver completamente o problema, mas vai ajudar”, afirma Orlando Rodrigues.

Destaca ainda o facto de o hotel - futura residência - estar localizado na zona nobre da cidade. “Vai trazer os nossos estudantes para o centro da cidade e vai facilitar a que exista uma interação com a comunidade local”, diz.

O presidente do IPB estima que as duas residências “possam estar concluídas até ao final de 2025”.

Este é o resultado de duas candidaturas apresentadas ao Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior e que vão ser apoiadas a 100 por cento pelo Plano de Recuperação e Resiliência, num investimento total de 5,6 milhões de euros..

A ESACT começou como pólo do IPB, em 1995, com 70 alunos, utilizando instalações provisórias, cedidas pela autarquia. Em 2016, passou a ter instalações próprias. 

Atualmente, tem cerca de 2000 alunos.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário