Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Festival Literário de Bragança arrancou com inauguração de exposição sobre a escritora Alice Vieira

 Os 45 anos de obra de Alice Vieira deram origem à exposição “Retratos Contados”, inaugurada, ontem, no Centro Cultural Adriano Moreira, em Bragança


Foi assim dado o pontapé de saída para a oitava edição do Festival Literário de Bragança.

Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa, tendo lançado o seu primeiro romance infantil em 79, que lhe valeu o Prémio de Literatura do Ano Internacional da Criança.

“É uma exposição que está muito bem-feita, porque toca eu quando era criança, eu quando era mais velha, eu a escrever e, portanto, é uma exposição que mostra muito o que foi a minha vida”, disse.

Os jovens lêem cada vez menos, mas segundo a escritora, isso também se deve à falta de incentivo. “As pessoas lêem cada vez menos, porque não as entusiasmam a ler os livros, porque pensam que é tudo muito complicado, chato e aborrecido, e também temos que lhes dizer que não. Há muitos que são, mas há outros que não”, frisou.

O Festival Literário de Bragança começou ontem. Este ano os 50 anos do 25 de Abril são o mote do evento. O presidente da Câmara, Paulo Xavier, admite que este tema é uma responsabilidade acrescida, mas reconhece que esta data foi também um momento marcante para a literatura. “A literatura é aquilo que fazemos, os valores de Abril, e não há dúvida de que aquilo que é mais importante nestes valores é a liberdade, a liberdade nos diversos vectores, por exemplo, a liberdade de expressão”, vincou.

O festival decorre até sábado, com escritores como Alice Vieira, Lídia Praça, Patrícia Reis, João Reis, Estefânia Surreira, Guadalupe Portelinha, Fernando Pinto do Amaral e Vasco Lourenço. Decorre nas escolas, estabelecimentos prisionais, biblioteca, mas também em aldeias, como Rebordãos.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Ângela Pais/Vitor Fernandes Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário