sexta-feira, 14 de junho de 2024

OS FIDALGOS - BARCEL

 1º JOÃO FIRMINO TEIXEIRA, Barão de Barcel (38), concelho de Mirandela, por decreto de 4 de Setembro de 1879 antigo tenente do regimento de milícias e abastado proprietário em Abreiro, Barcel e Navalho, tudo no referido concelho, nasceu em Barcel a 16 de Setembro de 1801 e morreu em Abreiro a 18 de Julho de 1884. Combateu nas lutas constitucionais (1830 1834) a favor de D. Miguel e, após a Convenção de Évora-Monte, recolheu a sua casa, onde ficou fiel ao credo miguelista, entregando-se à administração da sua importante fazenda que muito valorizou, sendo considerado como o homem mais abastado do concelho. A sua coragem e valentia ainda hoje é memorada na lenda popular.
Era filho de José Manuel Pires, alferes de ordenanças e 2º sobrinho do célebre Padre Matias Pires, vigário do Cobro (que deixou muitas elucidações a respeito dos factos acontecidos a famílias residentes no antigo concelho de Lamas, hoje de Mirandela), e de D. Ana Maria Teixeira, rica proprietária em Abreiro e Barcel.
João Firmino Teixeira casou em Navalho, concelho de Mirandela, a 30 de Julho de 1823 com D. Joana Angélica de Almada Meneses Guerra, filha de António Gomes Guerra, juiz dos órfãos nas antigas vilas de Abreiro e Freixiel, monteiro-mor das mesmas e grande proprietário, e de D. Ana Brites Angélica de Almada e Meneses, da casa do Arco, de Mirandela, de quem foi herdeira única, filha do doutor José Narciso de Almeida Pimentel, filho único e representante dos Pimentéis da casa da Praça, de Vila Flor, que foi juiz de fora em Alenquer e corregedor em Santarém. Descendência:
I. D. Maria Augusta Teixeira de Almada Meneses Guerra, que casou com José Maria de Mendonça Machado de Araujo (2º, citado em Abreiro).
II. João Evaristo Teixeira de Almada Meneses Guerra (2º, adiante citado).
2º JOÃO EVARISTO TEIXEIRA DE ALMADA MENESES GUERRA, que casou com D.Sancha Augusta de Almeida Pimentel,Viscondessa de Barcel, título este que lhe foi conferido por decreto de 7 de Dezembro de 1904. Sucedeu-lhe seu filho:
3º JOÃO INÁCIO TEIXEIRA MENESES PIMENTEL, que nasceu em Mogo, concelho de Carrazeda de Anciães, a 10 de Fevereiro de 1859 e morreu em Abreiro, concelho de Mirandela, a 30 de Dezembro de 1915. Foi engenheiro-agrónomo, director da Estação Trasmontana de Fomento Agrícola, com sede em Mirandela, sócio do Instituto de Coimbra, cavaleiro da Ordem de S. Tiago, fecundo escritor a quem nos referiremos particularmente no volume consagrado aos do distrito de Bragança. Casou a 19 de Abril de 1890 com D. Antónia Duarte de Almeida, filha do doutor Custódio Duarte de Almeida, chefe de saúde e secretário geral do governo de Angola (onde prestou relevantes serviços durante as epidemias da varíola, febre amarela e cólera, sendo nessa ocasião condecorado), e sobrinha do poeta Manuel Duarte de Almeida. Descendência:
I. Rui de Meneses Pimentel (4º, adiante citado).
II. Gastão de Meneses Pimentel (5º, adiante citado).
III. D. Antónia de Meneses Pimentel (6º, adiante citada).
4º RUI DE MENESES PIMENTEL, que nasceu em Mirandela a 4 de Maio de 1894, e aí tive eu a honra de o consorciar a 31 de Janeiro de 1927 com D. Maria Júlia de Araújo Leite, natural de Mirandela. Tem exercido os cargos de administrador dos concelhos de Carrazeda de Ansiães e de Mirandela.
5º GASTÃO DE MENESES PIMENTEL, que nasceu em Abreiro a 16 de Novembro de 1895 e casou em Mirandela a 7 de Setembro de 1922 com D.Maria Fausta Cid Baptista. Não tem descendência. Tem sido presidente do senado mirandelense.
6º D. ANTÓNIA DE MENESES PIMENTEL, que nasceu em Mirandela a 7 de Fevereiro de 1896 e casou em Abreiro a 28 de Abril de 1921 com o Dr. José Gomes Rios, natural de Taboaço, tenente de artilharia reformado, em virtude de ferimentos recebidos na Grande Guerra, professor do Liceu de Lamego. Tem um filho, João Inácio de Meneses Pimentel, nascido em 1921.
7º Doutor CONSTÂNCIO DE ALMADA MENESES GUERRA, formado em medicina, é actualmente (1927) o representante dos Almadas Meneses Guerra. É casado com uma senhora da família do conde de Almendra, de quem tem a seguinte descendência:
I. Carlos de Almada Meneses Guerra, também formado em medicina.
II. D. Oliva de Almada Meneses Guerra, autora dos Espirituais e Encantamentos, poesias. Desta última obra esgotaram-se em dois meses três edições. Tem também colaborado em várias revistas e jornais.
----------
(38) Em Portugal: dicionário histórico, artigo Barcel, vem uma pequena notícia acerca do Barão de Barcel.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário