sexta-feira, 19 de julho de 2024

Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé desmobilizada para as piscinas municipais para incentivar leitura

 A Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé está presente, pelo segundo Verão consecutivo, nas piscinas da vila


O objectivo é incentivar os banhistas a ler e, ao mesmo tempo, motivá-los a ir à própria biblioteca.

Esta descentralização de serviços acontece nas piscinas porque, segundo a vice-presidente da câmara, Maria Manuel Silva, é onde mais gente se concentra por esta altura. “Percebemos que as bibliotecas foram sendo espaços que gradualmente foram sendo desocupados de pessoas. Também é a nossa obrigação, além de estimular a leitura e o conhecimento, criar dinâmicas que levem a biblioteca até às pessoas. Além de levarmos as nossas obras literárias, também levamos as revistas e jornais diários”, disse.

Ao contrário do que acontece na biblioteca, as pessoas podem requisitar os conteúdos apenas para um dia. Ainda assim, a vice-presidente esclarece que o projecto tem tido uma adesão bastante boa. “Na bilheteira da piscina faz-se a requisição do livro ou do jornal, deixam-se alguns dados de contacto, e quando a pessoa sai do complexo das piscinas tem de devolver o exemplar”, acrescentou.

A ideia é levar o projecto a outros espaços para incentivar cada vez mais as pessoas a ler e para que se interessem em visitar frequentemente a biblioteca.

Nos meses de Julho, Agosto e Setembro, a Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé disponibiliza livros e jornais para consulta gratuita aos utilizadores das piscinas municipais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário