quinta-feira, 18 de julho de 2024

BRAGANÇA - OS FIDALGOS - Família Ferreiras de Castro Figueiredo (Morgado da Praça)


 ANTÓNIO FERREIRA DE CASTRO FIGUEIREDO
, solteiro, morgado da Praça 
(por viver numas casas em frente da Praça da Sé, em Bragança, que hoje pertencem, por compra, a D. Albertina Augusta Carneiro – Guedelhas –), faleceu a 1 de Setembro de 1830, deixando por testamenteiro seu primo, o doutor António José de Sousa Ferreira, arcebispo de Lacedemónia, natural de Tinhela, concelho de Valpaços, e na sua falta José Manuel Ferreira de Sousa e Francisco Xavier Ferreira de Sousa, irmãos do arcebispo, que parece tinha também três irmãs: D. Rita Maria Ferreira de Sousa, D.Maria Joaquina Ferreira de Sousa e D. Caetana Ferreira de Sousa, todas primas carnais do morgado da Praça. Este tinha duas irmãs – D. Caetana Joaquina Clara e D. Ana Maria Peregrina – que foram freiras em Santa Clara de Bragança(99).
Segundo diz a tradição, era tal o valimento que este morgado tinha para com El-Rei D. João VI que, quando lhe fazia algum pedido, monologava o monarca: «pois é preciso fazê-lo; pede o nosso António de Bragança».
Deixou um filho natural, que vivia em Pinela, concelho de Bragança, onde era conhecido por morgado de Pinela, que casou com a célebre criminosa chamada Miquelina, a qual, numa das suas trágicas proezas, lhe apresentou um dia na mesa, ao jantar, os olhos duma criada que assassinara, só por ouvir dizer ao marido que eles eram muito lindos!...
O doutor António José de Sousa Ferreira, arcebispo de Lacedemónia, notável filólogo e escritor, memorado no Dicionário Bibliográfico de Inocêncio Francisco da Silva, nasceu em Tinhela a 15 de Janeiro de 1771 e recebeu ordens de missa em 1802.
O património para se ordenar foi-lhe dado, além de seus pais, por José António Alves Teixeira, confirmado de Nuzelos, Lourenço Pinheiro e sua mulher D. Rita Maria Pinto de Faria, de Tinhela, e padre Francisco de Sá Miranda, de Bobadela. O doutor A. de Sousa Ferreira era filho de José de Sousa e Freitas, de Tinhela, e de D. Rita Ferreira de Castro, do Vimioso, neto paterno de José de Sousa, de Tinhela, e de D. Ana Maria Moimenta, de Oucidros, e materno de António Ferreira de Castro e de D. Arcângela de Morais, da Ferradosa (100).
----------
(99) Museu Regional de Bragança, Cartório Administrativo, livro 194, fol. 53 v., onde vem transcrito o seu testamento.
(100) Museu Regional de Bragança, maço Ordinandos, Tinhela.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário