segunda-feira, 1 de julho de 2024

Careto Airshow atraiu milhares de pessoas ao aeródromo de Bragança com pilotos acrobatas

 O aeródromo de Bragança encheu-se de transmontanos e visitantes, este domingo, para ver as acrobacias mais autênticas dos sete pilotos que marcaram presença no Careto Airshow


Esta sexta edição, contou ainda com saltos de paraquedas, aeromodelismo e parapente.

Ramón Alonso, piloto campeão mundial, marcou presença no festival mais uma vez e com uma acrobacia especial. “É uma coreografia de uma música, com manobras distintas e o objectivo é surpreender e que as pessoas gostem. Cada manobra tem a sua altura, a sua velocidade”, explicou.

João Paulo Rodrigues, padrinho do evento pelo segundo ano, realçou o carinho que já tem por Bragança e a forma como foi acolhido. “Começou tudo pelo facto de ser piloto e pelo factor, por acaso, de ser conhecido e juntou-se o útil ao agradável. O Nuno convidou-me, mas apaixonei-me completamente por este evento, por estas pessoas, pelos amigos que criei aqui. O ano passado vim a pilotar, este ano por razões profissionais e de logística não consegui trazer o meu avião, mas para o ano virei a pilotar e talvez faça umas coisas acrobáticas, porque também sou um piloto acrobata e, pode ser que, para o ano, ganhe coragem e deixe de ser só padrinho e faça uma demonstração”, contou.

Este ano, devido ao mau tempo, o Careto Airshow sofreu alterações no programa. Na sexta-feira já não houve actuações e o dia principal passou de sábado para ontem.

Alguns pilotos que vinham de Espanha não conseguiram marcar presença. Ainda assim, Nuno Fernandes, presidente do Aeroclube de Bragança, salienta que foi um sucesso. “Foram poucas as falhas que tivemos de espectáculos, só três aviões de acrobacia não conseguiram vir, mas conseguimos completar com outros aviões e ter os dias cheios de actividade”, disse.

Nesta edição, a camara de Bragança juntou-se à organização e financiou com 30 mil euros. A vice-presidente, Fernanda Silva, salienta que o objectivo é tornar o Careto Airshow no maior evento deste género. “Ajudarmos que este evento se torne de referência e o maior evento da Península Ibérica. Acho que vamos ser capazes e só com a ajuda do município é que poderia ser mais facilitado e conseguirmos este objectivo num curto espaço de tempo. Pensamos que no próximo ano ou daqui a dois anos conseguiremos atingir essa meta”, frisou.

O Careto Airshow aconteceu entre sábado e domingo. No sábado com baptismos de voo, voos solidários e a habitual festa dos anos 80. Ontem, não faltaram espectáculos acrobáticos, aeromodelismo e saltos de paraquedas. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário