Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de julho de 2024

Documento do mês de julho 2024 – Cónego Albano Carlos de Jesus Falcão – Fundador do Escutismo Católico em Bragança

 O Arquivo Distrital de Bragança associa-se à efeméride do Centenário do Agrupamento 18 do Escutismo de Bragança que decorreu no mês de junho de 2024, dando relevo ao documento do registo de batismo do seu fundador – Albano Carlos de Jesus Falcão – enaltecendo o seu percurso e contributo face aos valores que norteiam o Escutismo.
Filho de João Pedro de Jesus Falcão e Maria Madalena [Fortunato] Rodrigues nasceu a 12-02-1880, foi batizado a 22-04-1880, em Donai, Bragança. Frequentou o Seminário e, recebeu as Ordens Menores, Prima Tonsura a 20-12-1901, Hostiário, Exorcista, Leitor, Acólito, a 21-12-1901. Recebeu o Breve de suplemento de idade a 9-11-1903, para poder receber antes da idade canónica as Ordens Maiores, Subdiaconado a 19-12-1902, Diaconado 21-06-1903, Presbiterado 22-11-19031. A 06 junho de 1924 fundou o grupo 18 e, alcateia 6 do Corpo Nacional de Scouts [CNS], Escutismo Católico em Bragança. A 22 novembro 1943 tomou posse como cónego do Cabido da Catedral da Diocese de Bragança e Miranda. A 22 de novembro de 1953 celebrou as bodas de ouro sacerdotais e, faleceu a 16 de fevereiro de 19672. Tenente Coronel António Eduardo de Oliveira Faria, nasceu a 30/09/1897, filho de Eduardo Ernesto de Faria e, de Laurinda Augusta de Abreu Faria. Faleceu no Porto, o Coronel António Eduardo Oliveira Faria, escuteiro que no longínquo dia 6 de junho de 1924, com o saudoso Cónego Albano de Jesus Falcão, fundou o Agrupamento 18, introduzindo o Escutismo na Região de Bragança. Com 97 anos de idade era ainda um jovem, como se constatou nas comemorações dos 70 anos de Escutismo em Bragança, em que demonstrou a sua juventude de espírito junto de jovens de idade, contando episódios da sua vida escutista e sensibilizando todos os que o ouviam. António Faria foi agraciado pelo CNE, com a cruz de Mérito, que lhe foi entregue durante aquelas comemorações, pelo atual Chefe Nacional, António João Costa. Era o símbolo da Região, de parceria com o Cónego Falcão, companheiros de caminhada no desenvolvimento do Escutismo, e em Bragança toda a gente recorda com saudade este “jovem”.
O Escutismo do CNE, na Região de Bragança surge no ano em que se davam os primeiros passos a nível nacional. Nasce a 6 de junho de 1924, na cidade de Bragança, 16 anos depois do 1º acampamento experimental em Brownsea (Inglaterra). O Cónego Albano de Jesus Falcão e o Tenente-coronel António Eduardo de Faria, tentam responder às preocupações da juventude daquele tempo.
A primeira reunião teve lugar nos anexos da Igreja de Santa Clara, encontro que foi rigorosamente vigiado pelas autoridades dadas as conturbações vividas nessa época. A Junta Regional e a chefia do Agrupamento 18 conviveram na mesma casa durante muitos anos. Só algumas décadas mais tarde surgirão outros Agrupamentos na Região de Bragança e a Junta será descentralizada.

Código de Referência AQUI (Tif m0037)
Fonte: Arquivo Distrital de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário