A nível nacional, está colocada em 7º lugar estando entre as 10 melhores, num total de 556 escolas. A escola alcançou a pontuação de 91,8.
Armando Queijo, diretor desta escola profissional, onde estudam 80 alunos vê esta classificação, como um reconhecimento do trabalho desenvolvido:
“Naturalmente com muita satisfação, desde logo pelos alunos, em primeiro lugar, uma vez que são eles a essência de qualquer escola que seja. Por toda a equipa que comigo trabalha”.
De acordo com o diretor da escola, existem vários fatores para estes resultados. Desde já um plano de recuperação para cada caso, como explica:
“Quando um aluno não consegue fazer alguma disciplina ou alguma componente tecnológica, o que nós fazemos de imediato? Propomos um plano de recuperação para esse aluno.”
Evitar a todo o custo o abandono escolar, alterando o paradigma de estudo clássico, como acrescenta:
“Quando um aluno não consegue fazer alguma disciplina ou alguma componente ou ESCT da componente tecnológica, o que nós fazemos de imediato. Propomos um plano de recuperação para esse aluno.”
Para além destes fatores, Armando Queijo ainda destacou o Programa Erasmus, em parceria com duas escolas uma francesa e outra espanhola.
A Escola Profissional Jean Piaget nasceu em 2017. Tem a funcionar seis cursos profissionais, desde o curso de Mecatrônica Automóvel, Desporto, Programador Informático, Gestão de Equipamento Informáticos, Eletrónica, Automação e Computadores. Os alunos são de várias partes, mas não só:
“Alunos portugueses vindos alguns de fora do concelho de Macedo de Cavaleiros, como de Vinhais, Vila Flor, Alfândega da Fé, entre outros. Temos muitos alunos da CPLP.”
Este ranking foi publicado pela primeira vez, e classifica as escolas com maior e menor eficiência formativa, uma vez que não há avaliação externa através dos exames, é impossível realizar outro tipo de análise. Assim, é analisada a eficiência que consiste na capacidade da escola de levar os seus alunos a concluir o ensino profissional em 3 anos, ou a não desistir, em percentagem superior à de alunos comparáveis no resto do país.
A primeira escola a nível nacional classificada foi o Instituto de Gouveia, Escola Profissional, Lda. a última classificada Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado na Lourinhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário