quinta-feira, 25 de julho de 2024

Festa de Mirandela arranca esta noite com FF e orquestra Esproarte

 Mirandela vai viver 11 dias de festa, com dois palcos, 39 concertos, 23 eventos religiosos, 11 eventos desportivos, marcha luminosa, noite dos bombos e espetáculo pirotécnico. A romaria, em honra de Nossa Senhora do Amparo, decorre entre esta quinta-feira (25 de julho) e 4 de agosto.


Carolina Deslandes, Wet Bed Gang, Dino d'Santiago e Mizzy Miles são alguns dos nomes avançados para a festa que arranca esta noite com um concerto de FF, acompanhado pela orquestra da Escola Profissional de Arte de Mirandela (ESPROARTE).

A festa vai ter um novo modelo organizacional deixando de estar em exclusivo a cargo da Confraria de Nossa Senhora do Amparo. A nova gestão inclui o Município, a Junta de Freguesia de Mirandela e a Confraria.

Outra das novidades, tem a ver com o coração da festa que regressa à área envolvente do Santuário de Nossa Senhora do Amparo, “com a instalação de uma frente de palco com cerca de 20 metros e uma zona de bares e restauração, garantindo aos seus utilizadores um maior nível de conforto e melhores condições de salubridade e segurança”, refere Vítor Correia, vereador da Câmara de Mirandela.

A utilização deste espaço, “converte ainda as Festas de Mirandela num evento mais inclusivo, no que diz respeito à acessibilidade por parte de pessoas com mobilidade reduzida”, acrescenta.

Ainda segundo Vítor Correia, a nova disposição das Festas permitirá igualmente uma utilização em pleno e em segurança da praia fluvial Arq. Albino Mendo, galardoada novamente, este ano, com as bandeiras Azul, Qualidade de Ouro e Acessibilidade Para Todos. “A promoção de melhores condições de segurança e higiene e a redução de custos com a manutenção e preservação de grande parte do relvado do parque Dr. José Gama, antiga zona de concertos e de esplanadas, foram factores determinantes para a tomada desta decisão conjunta entre os organizadores, proteção civil e forças de segurança”, refere.

O investimento ronda os 400 mil euros e Vítor Correia considera que as Festas de Mirandela “traduzem-se numa forma de potencialização da economia local, com impactos diretos no setor turístico, na restauração e na hotelaria, bem como no reforço da notoriedade e afirmação de Mirandela como marca territorial a nível nacional”.

O vereador da autarquia dá conta de outras duas atividades que continuarão a ser das principais referências da festa: “Com mais de 60 anos cumpridos de tradição, a aguardada Noite dos Bombos volta a unir gerações e invocar memórias a 2 de agosto”.

Para a noite de 3 de agosto, “as margens citadinas e as águas do rio Tua iluminam-se com um espetáculo piromusical, uma mescla da arte milenar da pirotecnia em sincronia com vários temas musicais”, conclui.

Fernando Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário