Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Festa dos Pombais em Aldeia Transmontana quer promover o território

 A segunda edição da “Festa dos Pombais” realiza-se no dia 20 de julho, na aldeia de Uva, no concelho de Vimioso.


A festa com um conceito inovador focado na promoção do território e do que este tem de mais genuíno, é uma alternativa criativa, cultural e diversificada às festas de verão que ocorrem na região.

A organização está também a cargo da Palombar e segundo a associação a aldeia de Uva possui “um património edificado único no Nordeste Transmontano, mais de 40 pombais, estruturas da arquitetura vernacular fortemente ligadas à comunidade, à cultura e à conservação da natureza, a maioria dos quais localizados no perímetro da aldeia”, explica. 

O nome da festa é inspirado nesses edificados icónicos da região, “que são um legado único e que queremos dar a conhecer, através desta festa que promove a dinamização do mundo rural e o seu património arquitetónico, natural e cultural”, refere a Palombar.

O programa da festa inclui percursos interpretativos e visitas guiadas, com destaque para os pombais, teatro, oficinas para crianças, espetáculos musicais, contadores de histórias, mercado tradicional, artesanato, gastronomia e muito mais.

A festa é organizada pela União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva e pela Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, em colaboração com o Município de Vimioso e o apoio da Comissão de Festas de Uva 2024/2025.

Veja o programa completo AQUI.

Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário