Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 6 de julho de 2024

Município de Macedo de Cavaleiros e IPB colaboram numa “Living Lab” com o objetivo de fixar talentos na região

 Aliando a inovação e Empreendedorismo, foi assinado ontem o protocolo entre o IPB – Instituto Politécnico de Bragança e o Município de Macedo de Cavaleiros para a criação do “Living Lab Nexus 4 Nature” que será uma plataforma colaborativa multissetorial, em consórcio, que vai potenciar os recursos endógenos, fixando talento e famílias no território.


O local já está escolhido como anunciou o Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues:

“Irá funcionar com as Start’s Up que eles escolham. Vai haver uma partilha de ideias, num espaço comum, que queremos que seja de acolhimento, que já o é, que é o Welcome Center. Inicialmente vai funcionar aí. Se aumentar o número de candidatos à partilha ou parceiros, teremos que mudar de espaço. Mas para já queremos que começe ali.”

Orlando Rodrigues, presidente do IPB, destaca a ligação do tecido socioeconómico, das empresas, como um potencial de inovação entre os dois meios:

“Sim, a ligação é ter uma ligação forte com as empresas e também com a academia, em particular com os estudantes e com os alunos, que podemos por esse potencial de inovação ao serviço das empresas. Portanto, pretende-se uma interação entre dois mundos, o da academia e o da investigação científica, e dos nossos alunos jovens, que têm capacidade de inovar e criar e as empresas. 

Esta plataforma tem como pilares a ruralidade, a sustentabilidade, o empreendedorismo, os recursos hídricos e o bem-estar como pilares e pretende ser um impulso para fixar jovens na região.

A assinatura deste protocolo decorreu no âmbito da I São Pedro Agro Summit, no quarto dia de realização dedicado a esta temática, com a apresentação de ideias de negócios inovadoras.

Também foram realizadas as entregas de prémios da Picth & Demo fair. A ideia vencedora foi a Ecocarv, com um prémio de 2000 euros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário