quarta-feira, 24 de julho de 2024

OS FIDALGOS - BRAGANÇA - Notícias avulsas sobre os Figueiredos

 1º JOÃO DE FIGUEIREDO. Achou-se no cerco de Arzila, em 1508 onde lhe quebraram um olho. Defendeu a Torre do Albacar, tendo nela arvorado quatro bandeiras; em memória deste feito el-rei D. João III acrescentou-lhe nas suas armas a mesma torre com bandeiras. Eram as armas: cinco folhas de figueira em campo de ouro, «que com a nova insígnia ficaram muito lustrosas» (107).
FRANCISCO DE FIGUEIREDO SARMENTO. Por decreto de 21 de Fevereiro de 1854, Isabel II, rainha de Espanha, nomeou comendador «de la Real Orden Americana de Izabel la Catolica, libre de gastos, a Francisco de Figueiredo Sarmento, visino de Bragança» (108).
JOÃO JOSÉ DE FIGUEIREDO de Bragança, e seu irmão António de Figueiredo Sarmento, filhos de Francisco José de Figueiredo Sarmento e de D. Luísa Peregrina de Lira e Vasconcelos, receberam ordens menores em 1810(109).
SEBASTIÃO JORGE DE FIGUEIREDO SARMENTO, natural de Arufe, concelho de Bragança, onde residia, teve, de D.Maria Peixoto de Morais Pimentel, natural do Vimioso, com quem depois casou (num requerimento que fez em 1808 dizia-se solteiro), os seguintes filhos:
JOSÉ BERNARDO DE FIGUEIREDO SARMENTO.
ANTÓNIO JOAQUIM DE FIGUEIREDO SARMENTO.
FRANCISCO JOSÉ DE FIGUEIREDO SARMENTO.
MANOEL ANTÓNIO DE FIGUEIREDO SARMENTO.
D. JOSEFA DE FIGUEIREDO SARMENTO.
Foram todos baptizados, como filhos de pai incógnito; os dois primeiros em Rebordainhos; os terceiro e quarto em Salsas e a última em Sortes. Reconheceu-os depois como filhos, pedindo que os seus registos baptismais fossem transcritos nos livros do registo paroquial de Rebordainhos, a que Arufe está anexada(110).
10º D. MARIA LEONOR DE FIGUEIREDO SARMENTO faleceu em Rebordainhos a 6 de Março de 1830, deixando por testamenteiro seu sobrinho José Bernardo (5º, atrás citado) e por herdeira sua sobrinha D. Antónia Marcelina, filha de seu irmão Manuel António(111).
11º FREI DIOGO DE SANTA ANA escreveu um Memorial da Família Morais Pimentel, de Bragança.
12º ANTÓNIO DE FIGUEIREDO SEPÚLVEDA, tenente-coronel. Foi assassinado em Bragança, no ano de 1882, sem deixar filhos. Suas irmãs também não deixaram descendência.
13º BERNARDO DE FIGUEIREDO SARMENTO, irmão dos prececedentes, não casou, mas deixou filhos legitimados:
14º Padre FRANCISCO DE FIGUEIREDO, já falecido.
15º CARLOS AUGUSTO DE FIGUEIREDO SARMENTO, que nasceu a 10 de Março de 1869 e faleceu em Bragança, a 29 de Novembro de 1926, tendo casado com D. Arminda Pinto Coelho de Ataíde, a quem nos referiremos em Moimenta. Descendência:
16º CARLOS AUGUSTO DE ATAÍDE FIGUEIREDO SARMENTO, que nasceu em Bragança a 8 de Maio de 1904. Frequenta a Universidade de Coimbra.
17º D. MARIA ANA PINTO COELHO DE ATAÍDE FIGUEIREDO SARMENTO que nasceu em Bragança a 9 de Março de 1903.
----------
(107) ESPERANÇA, Frei Manoel da – História Seráfica, livro 2º, col. XXIII.
(108) Livro do Registo da Câmara de Bragança, fol. 127 v., onde se encontra registado o respectivo documento.
(109) Museu Regional de Bragança, maço Ordinandos.
(110) Ibidem.
(111) Museu Regional de Bragança, Cartório Administrativo, livro 183, fol. 64.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário