terça-feira, 16 de julho de 2024

Ribeira de Freixiel foi recuperada e pode vir a ter sapadores de rios

 Num ano, foram reabilitados 30 quilómetros deste curso de água


A ribeira de Freixiel, no concelho de Vila Flor, foi recuperada. Num ano, foram reabilitados 30 quilómetros deste curso de água. Um investimento de 800 mil euros.

Na inauguração, na sexta-feira, esteve a ministra do Ambiente. Maria da Graça Carvalho explicou que o objectivo é recuperar 500 quilómetros de cursos de água até 2030 em todo o país. “É uma das metas da lei do restauro, uma lei europeia que foi aprovada no dia 17 de Junho, nós vamos favoravelmente e agora temos de fazer os planos nacionais para fazer o calendário das nossas metas em relação aos rios, às árvores para plantar, aos espaços verdes nas cidades. O que a lei europeia diz é que são 25 mil quilómetros a nível europeu e, portanto, temos agora que negociar quanto será para cada país, mas será à volta de 500 quilómetros, mas nós já temos em curso 300 quilómetros de recuperação de rios, este de Freixiel é um exemplo”, adiantou.

Este foi o primeiro curso de água do concelho a ser reabilitado, mas na cerimónia de inauguração o presidente da Câmara de Vila Flor frisou que pretendem fazer esse trabalho com todos. Pedro Lima explicou ainda que pretendem criar equipas de sapadores de rios, antigamente guardas de rios, para fazer a manutenção. “Vão continuar o trabalho de manutenção da ribeira, porque o problema foi as ribeiras estarem completamente abandonadas durante muitos anos, serem, às vezes, depósito de lixo, e não serem mantidas, ou seja, obstruía o curso de água com espécies invasivas, nomeadamente silvas, que predominam muito aqui, mas não predominavam antigamente, quando os cursos de água eram mantidos devidamente, eram espécies autóctones que faziam todo o sentido aqui estarem e que protegiam o curso de água”, explicou.

Para já, esse trabalho de manutenção e reabilitação será feito pelos sapadores florestais do concelho. Quando forem reabilitados os 100 quilómetros de cursos de água, o município contratará sapadores de rios. “Um sapador de rio tem de saber identificar as espécies que são endógenas, que devem ficar, e as invasivas, que devem ser retiradas. Essa formação já foi ministrada aos nossos 10 sapadores florestais. Numa primeira fase não vamos contratar, vamos ter um sistema hibrido, os nossos sapadores florestais vão ser sapadores de rios e quando tivermos um volume que deve ser por volta dos 100 quilómetros de ribeiras recuperadas, aí justifica uma equipa a tempo inteiro”, acrescentou.

O autarca espera que dentro de três anos 100 quilómetros de cursos de água do concelho estejam recuperados. 30 quilómetros já estão, com a recuperação da ribeira de Freixiel. O protocolo entre o município de Vila Flor e a Agência Portuguesa do Ambiente foi assinado na sexta-feira, com a presença da ministra do Ambiente.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário