segunda-feira, 22 de julho de 2024

Segunda Festa dos Pombais voltou a animar a aldeia vimiosense de Uva

 A aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, recebeu, no sábado, a segunda edição da Festa dos Pombais


A festa é focada na promoção da localidade e no que esta tem de mais identitário: os pombais. São cerca de 50 que ainda ali há e que, ao longo dos últimos anos, foram recuperados pela Palombar, a associação de conservação da natureza e património rural, cuja sede é na própria aldeia de Uva.

Berta Fernandes é habitante da localidade e aplaude esta preservação do património. “Foi o meu marido que, naquela altura, comprou o pombal. Já há mais de 50 anos. Eu gosto muito dele. Se cair eu recupero-o. Não o vendo nem o dou a ninguém”, disse a habitante, que vê com bons olhos a recuperação dos pombais, por parte da Palombar. “Se não fossem eles estava tudo abandonado. Não tínhamos capacidade de os recuperar sozinhos. Caía tudo”.

A aldeia tem vários pombais porque era muito fértil em cereais. Segundo Violeta Vilaça, da Palombar, em Uva está agora a ser intervencionado o último dos pombais em que havia necessidade de obra. Depois, a associação pretende continuar este trabalho fora da localidade. “Neste momento está a decorrer um campo de trabalhão. É o 64º de voluntários internacional, que estão a recuperar o último pombal que faltava recuperar em Uva. Alguns dos Pombais só precisavam de um pouco de reboco e de trabalhos no telhado mas outros estavam em pior estado. O pombal que estamos a recuperar agora era o que estava em pior estado e por isso ficou para o fim. Em Trás-os-Montes há entre 3500 a 4000 pombais e há muitos pedidos para os recuperar. Quem nos dera a nós ter meios e financiamento para os recuperar a todos”.

A festa é organizada pela Palombar e pela União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva. A presidente, Cristina Miguel, assume que a festa pode crescer na próxima edição. “Quando a qualidade é boa a quantidade vem por si. Nós , para o ano, queremos continuar a fazer a festa e queremos que seja sempre no fim-de-semana mais próximo da padroeira de Uva, Santa Marinha, dia 18 de Julho. Para o ano quem sabe faremos dois dias de festa”.

A Festa dos Pombais aconteceu, pela primeira vez em 2022. Naquele ano decorreu em Maio, a par da Santa Cruz, a principal festa de Uva. 

Este ano foi lançado o “Memórias dos Pombais”, que conta a história dos Pombais em Uva e que dá a conhece o trabalho de recuperação destes espaços.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário