terça-feira, 3 de setembro de 2024

Ministro da Agricultura garante em Carrazeda de Ansiães que vai haver apoio para construir a barragem da Veiga

 O projeto da autarquia carrazedense foi iniciado há sete anos, tem avançado, mas ainda não tem financiamento garantido


O ministro José Manuel Fernandes assegurou que o projeto de regadio vai ser concretizado. “Vai ser construída. Arranjaremos uma solução para o financiamento desta obra. Gostaria que fosse dentro do Plano de Recuperação e Resiliência mas acho isso quase impossível porque acaba de 2026. Se não for dentro do PRR será no PEPAC. É um compromisso que vamos avançar com ele mas vamos ter que acelerar, em primeiro lugar, os projectos”.

José Manuel Fernandes explicou ainda que se está a tentar desbloquear outras fontes de financiamento. “No âmbito de um empréstimo que estava a acabar em termos da sua possibilidade de utilização, espero ainda ter ido a tempo do Banco Europeu de Desenvolvimento para podermos utilizar esse montante para podermos avançar com essas obras e isso está, neste momento, nas mãos das Finanças. Estou à espera de uma resposta”.

O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, ficou satisfeito com a maior disponibilidade do Governo para acelerar a construção da barragem da Veiga. “Esta sensibilidade que é mostrada pelos problemas concretos da agricultura, esta sensibilidade de, em pouco tempo, o titular de uma pasta tão importante, como a agricultura e pescas, ter uma noção da realidade no terreno, traz-nos mais confiança de que, havendo instrumentos financeiros ao dispor, estes problemas sejam resolvidos”.

As garantias de financiamento deixadas pelo ministro da Agricultura deixaram o autarca entusiasmado para o percurso que ainda falta percorrer. “Até ao final do ano esperamos ter concluído todos os estudos técnicos, submeter o RECAPE e, logo que seja disponibilizada a verba do Governo, avançará a obra”.

João Gonçalves confiante de que a barragem da Veiga vai ser uma realidade.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário