terça-feira, 10 de setembro de 2024

Póvoa: Festa do Naso reuniu milhares de portugueses e espanhóis

 Na festa em honra de Nossa Senhora do Naso, o bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, presidiu à missa campal, no Domingo, dia 8 de setembro, uma celebração que juntou milhares de portugueses e espanhóis na festa da Natividade da Virgem Santa Maria.


Dado que este ano, o dia 8 de setembro – festa da Natividade da Virgem Santa Maria – coincidiu com um Domingo, a celebração religiosa contou com a participação das comunidades de Alcañices e de Trabazos (Espanha) e também de Constantim, que vieram acompanhados das respetivas imagens de Nossa Senhora de La Salud, Nossa Senhora da Soledad e Nossa Senhora da Luz.

O recinto do santuário do Naso reuniu por isso, milhares de pessoas, para participar na eucaristia presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida e concelebrada pelos padres Manuel Marques, Javier Fresno e Rufino Xavier.

Na homília da missa, o 45º Bispo da diocese de Bragança-Miranda começou por dizer que “neste dia do aniversário de Nossa Senhora, a fé e o amor reuniram um rio de gente do santuário do Naso”.

“De Maria nasceu Jesus Cristo, o Salvador e o Príncipe da Paz. Maria percorreu um caminho de fidelidade à vontade de Deus Pai. Seguindo o exemplo de Maria, sejamos fiéis à vontade de Deus”, exortou.

Referindo-se aos problemas que abalam o mundo, como a violência e as guerras, D. Nuno Almeida, apelou à oração, pois está ao alcance de todos.

“A oração é o nosso clamor a Deus! Não fiquemos indiferentes perante o sofrimento dos outros. Aprendamos com Maria a rezar e a servir”, disse.

O bispo diocesano, que participou pela primeira vez na festa em honra de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, concluiu a homília com a prece: “Nossa Senhora do Naso fortalece a nossa Esperança”.

A missa concluiu-se com a procissão das imagens de Nossa Senhora do Naso, da Salud, da Soledad e da Luz, acompanhados pela música da Banda Filarmónica Mirandesa e milhares de pessoas.

A festa prosseguiu durante a tarde de Domingo, com a feira e a animação musical dos grupos Banda Konsequência e Função Pública.

No final da romaria, o juíz da Confraria em Honra de Nossa Senhora do Naso, Aquilino Ginjo, expressou a sua gratidão a todas as pessoas que visitaram o santuário nos dias da festividade.

“A Festa em honra de Nossa Senhora do Naso é uma romaria feita por todos e para todos. Agradeço a visita do senhor Bispo, o apoio e a colaboração da Câmara Municipal de Miranda do Douro, da GNR e dos bombeiros”, disse.

Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, que também participou na festa, felicitou a confraria do Naso e sublinhou o caráter ibérico desta romaria.


“Este ano, o dia 8 de setembro coincidiu com um Domingo, razão pela qual fomos visitados pelas imagens da Virgem da la Salud (Alcañices), Virgen de la Soledad (Trabazos) e Nossa Senhora da Luz (Constantim). Felicito a confraria pela organização da festa, que juntou milhares de portugueses e espanhóis, para juntos celebrarmos a fé”, disse.

A Festa em honra de Nossa Senhora do Naso decorreu nos dias 6, 7 e 8 de setembro, foi organizada pela confraria e contou com os apoios e a colaboração do município de Miranda do Douro, da freguesia da Póvoa, da AEPGA e da empresa Trazmúsica.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário