segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Angueira: Feira do Mel e Produtos da Terra com mais visitantes

 Em Angueira, a II Feira do Mel e Produtos da Terra encerrou na tarde de Domingo, dia 20 de outubro, com as tradicionais chegas de touros e a visita à feira, onde os expositores confirmaram a maior afluência de visitantes ao certame, embora tenham registado menos vendas.


O Rancho Folclórico de Vimioso animou a II Feira do Mel e Produtos da Terra, na tarde de Domingo.
Numa avaliação à II Feira do Mel e Produtos da Terra, o representante da freguesia de Angueira, Manuel João Fernandes Preto, disse que a população local acolheu muito bem esta iniciativa e nesta segunda edição trabalhou com vontade de melhorar ainda mais este evento anual.

“Queremos continuar a realizar este evento em Angueira. Em cada ano e durante um fim-de-semana, a localidade consegue atrair a vinda de muitas pessoas, quer os conterrâneos, os familiares e muitos outros visitantes. E esta grande afluência de pessoas dá ânimo à população local, ajuda a promover e comercializar os produtos e a divulgar a nossa cultura”, disse.

Do lado dos expositores, Ana Rosa Martins, de Caçarelhos, participou pela primeira vez no certame, dando a provar a doçaria tradicional, como os roscos, as cavacas, os económicos e o pão.

“Foi a minha primeira participação num evento deste género e as vendas correram mais ou menos bem. Se Deus quiser vou continuar a participar nas próximas feiras”, disse.

A seu lado, Paula Domingues, da cozinha tradicional “Cimo da Quinta” tinha à venda folares, bola doce, pão com chouriço, fumeiro, vinho caseiro e outros produtos.

“Comparativamente com o ano passado, verifiquei que a Feira do Mel e Produtos da Terra, em Angueira, está a crescer. As vendas também correram bem, mas deixava uma sugestão à organização: se fosse possível que o local das chegas de touros ficasse mais próximo da feira, para que ainda mais público viesse visitar-nos”, sugeriu.

Para o produtor de mel e frutos secos (amêndoa e castanha), Filipe Afonso, de Avelanoso, a II Feira do Mel e Produtos da Terra registou uma maior afluência de pessoas. No entanto, as vendas não superaram as do ano anterior, o que segundo o apicultor se deve à falta de dinheiro das pessoas.

Sobre o êxito destas feiras temáticas no concelho de Vimioso, Filipe Afonso, corroborou da opinião que são uma ótima iniciativa.

A II Feira do Mel e Produtos da Terra encerrou ao final da tarde de Domingo, com o convívio e o magusto de castanhas assadas, no largo da feira.

O presidente da União de Freguesias de Caçarelhos e Angueira, Licínio Martins, regozijou-se com a afluência de pessoas à aldeia durante os dois dias do certame e agradeceu o envolvimento da comunidade local na organização do evento.

“Tal como referi na antevisão, este certame tem um tripla finalidade: do ponto de vista económico visa comercializar os produtos locais de inquestionável qualidade; do ponto de vista cultural, preservar e divulgar as nossas tradições, como a música e o folclore; e do ponto de vista social, propiciar o encontro e o convívio entre a população local e as pessoas que nos visitam”, concluiu.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário