terça-feira, 29 de outubro de 2024

Centros de Saúde com adesão “muito grande” na vacinação reforçada de idosos com mais de 85 anos

 A Unidade Local de Saúde do Nordeste já administrou mais de 40 mil vacinas contra a Gripe e contra a Covid-19 no distrito


Há mais de um mês que decorre a campanha de vacinação gratuita, para pessoas com mais de 60 anos, doentes crónicos, grávidas e profissionais de saúde. Em Bragança, no Centro de Saúde Santa Maria, a enfermeira gestora da vacinação, Anabela Martins, fala de uma grande adesão.

“As pessoas estão a aderir muito bem, quer para a vacina gripe e covid, até maioritariamente a população que estamos a vacinar é pessoas com mais de 85 anos, até porque dos 60 aos 85 anos eles também podem recorrer à farmácia”, disse.

No caso de pessoas acamadas, os enfermeiros deslocam-se ao domicílio para a administrar as vacinas. “Nós estamos a vacinar todos os utentes dependentes que têm cuidados ao domicílio, quer os utentes que estão integrados na equipa de cuidados continuados integrados no domicílio. Vacinamos também os cuidadores deles. E estamos também a vacinar as RPs, lares e similares, que já temos quase a totalidade, faltam-nos apenas dois lares para vacinar”, explicou

Este ano, as pessoas com mais de 85 anos são vacinadas com uma dose reforçada da vacina da Gripe, que só pode ser administrada nos centros de saúde.

Em Bragança, nos próximos dias começarão a ser vacinados também os bombeiros.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Ângela País

Sem comentários:

Enviar um comentário