quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Vinha velha de Chelas produz vinho que vai dos 600 aos 8 000 euros a garrafa

 Chama-se “Segredo 6”. É um vinho de parcela de vinha velha (a vinha do professor), com 68 anos de vida, numa área total de 4,5 hectares, sem armação, em solo xistoso, localizada entre Chelas e Valongo das Meadas (Cabanelas), no concelho de Mirandela.


Já foi ali produzido o “Segredo 6, Cuvée Vinhas Velhas 2020”, distinguido, em fevereiro deste ano, como o terceiro melhor tinto nacional, do “Top 10 Vinhos Portugueses da Essência do Vinho”.

Agora, acaba de ser lançada a nova edição limitada (a terceira) da colheita do Segredo 6 (2021), com a assinatura do enólogo Paulo Nunes, que é o resultado de um projeto vinícola que tem como sócios António Boal, da Costa Boal Family Estates, e Francisco Costa (Costinha), o antigo jogador de futebol que alinhou em vários clubes de prestígio, com destaque para o Futebol Clube do Porto, Mónaco, Atlético de Madrid e Atalanta e que representou, por mais de meia centena de vezes, a seleção nacional.

Para António Boal esta terceira edição acaba por ser a afirmação da consistência do projeto. “A primeira colheita foi em 2019, em que para nós foi a primeira experiência, o primeiro encontro com a vinha e fazer a nossa seleção também de barricas para utilizar nos anos seguintes. E aqui sim, depois do segundo ano, agora chegamos ao melhor vinho produzido pela empresa 2CC”, garante.

Fernando Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário