sexta-feira, 1 de novembro de 2024

A castanha é a rainha da feira e da festa de Corujas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, que decorre este fim de semana

 A aldeia de Corujas, próxima da sede de concelho de Macedo de Cavaleiros vai acolher este fim de semana, de 1 a 3, a IX Feira da Castanha e outros Produtos da Terra, com um programa cheio de novidades, no entanto seguindo muito os moldes das edições anteriores.


A aposta da organização que está a cargo da Junta de Freguesia de Corujas foi na animação musical, com nomes sonantes da música popular portuguesa, como contextualiza Miguel Reis, presidente da Junta de Freguesia de Corujas:

“Fizemos uma aposta mais forte no nosso cartaz de artistas. É uma forma direta e indireta, de cativar mais público de fora.

Salientar também que as próprias pessoas, que nos visitam é que fazem a promoção do nosso evento. Nesse sentido, fizemos uma aposta mais forte no nosso cartaz de artistas, com “Ruizinho do Acordeão” e “Lucy Teixeira”, que são bastante famosos e conhecidos, de maneira a cativar muitas mais pessoas ao certame.

Outra aposta foi a “Caminhada da Rota da Castanha”, com cerca de oito quilómetros:

“Este ano, a feira segue os moles das edições anteriores. Mas incluímos um passeio, nomeadamente, a Caminhada da Rota da Castanha, que é de dificuldade fácil, que é acessível a todos, adultos e crianças.

O percurso tem cerca de 8 a 9 quilómetros, realizando-se os caminhos da aldeia, subindo até cotas mais elevadas, com uma vista para Corujas, e para a área onde há mais plantação de souto.

Esta caminhada vai ser realizada em parceira com a Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, em que parte do valor da inscrição, reverte a favor desta associação.

Na feira vão participar 20 expositores provenientes do concelho, que vão vender a rainha da feira, mas também produtos endógenos, como o mel, frutos da época, como o dióspiro, folar, pão caseiro, entre muitos outros.

Este ano, a quantidade de castanha é pouca, havendo uma quebra de produção, mas a qualidade é a melhor:

A produção em Corujas também sofreu uma quebra de produção. Os agricultores da aldeia comentam que existem perdas da casa dos 70%, ou seja, uma quebra bastante elevada. Embora a produção que existe é de boa qualidade, graúda, bom calibre e brilho.

A qualidade é muito boa.

Na freguesia há cerca de 100 hectares de soutos, sendo esta a cultura predominante.

Para além destas atividades, ainda haver também um seminário “Fertilização dos Castanheiros”, a cargo do engenheiro Artur Xavier, da Timac Agro Portugal, como acrescenta:

Todos os anos, como nos moldes dos anos anteriores, promovemos um seminário destinado aos nossos agricultores. Este ano, é sobre a fertilização dos castanheiros. Esta é uma forma de dotar de formação os agricultores. Nós sabemos que os agricultores têm mais idade, com pouca escolaridade. E nesse sentido, tentámos trazer alguém conhecedor que possa transmitir informações valiosas aos nossos agricultores.

Do programa constam inúmeras atividades como atuações de Bombos das Arcas e de Ala, do Grupo Cultural e Recreativo da Casa de Povo de Macedo de Cavaleiros, Chama Musical, e ainda exposição de máquinas agrícolas, concurso de castanhas, showcookings a cargo dos alunos do curso técnico de restaurante e bar do agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.

As expectativas da organização são superar o número de participantes do ano passado: 3 mil pessoas.

A organização está a cargo da Junta de Freguesia, com o apoio do Município e em parceria com a Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, o Agrupamento de Escolas de Macedo de cavaleiros, Timac Agro, a Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros e Soutos os Cavaleiros.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário