Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Presidente da CIM TTM diz que Governo está a falhar na prometida coesão territorial

 Pedro Lima critica Governo depois de a região ter ficado de fora do apoio para a descarbonização dos transportes públicos


O presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes critica o Governo por ainda não ter dado “sinais claros” que “vão ao encontro do discurso” que faz. A reclamação surge depois de a região ter ficado de fora do apoio para a descarbonização dos transportes públicos. Pedro Lima teme que a coesão que o Governo tanto defendeu possa não vir acontecer. “Não podemos aceitar, nem podemos entender que este Governo, após criar uma expectativa de progresso para todo o país de uma forma coesa, comece a dar sinais de que, afinal, tudo ficará na mesma”.

Como exemplo, o responsável da CIM falou fim da ligação aérea Bragança-Portimão e a falta de ferrovia na região. Pedro Lima pede ainda ao Governo que resolva a falta de financiamento para as estradas. “Tem de haver aqui uma posição, finalmente, deste Governo, sobre como vamos resolver a questão de não poder utilizar fundos europeus para o alcatrão. Terá de haver outra solução porque os nossos municípios não têm capacidade de amortização desse tipo de investimentos, para poder repor em tempo, após a vida útil das estradas, aquilo que terá que ser reposto e estou a falar com uma brevidade já bastante significativa”.

O também autarca de Vila Flor considera ainda que o Governo tem de resolver a falta de cobertura de rede. “Temos cortes permanentes nas ligações telefónicas, por exemplo. Se ficarmos presos, com necessidade de uma urgência, nessa zona branca, onde não há cobertura, o caso já será diferente, a sensação de isolamento será maior”.

O presidente da CIM das Terras de Trás-os-Montes a pedir que o Governo cumpra a promessa relativamente à coesão do país.

A Comunidade Intermunicipal abrange os concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Miranda do Douro, Mogadouro, Vinhais, Vimioso e Vila Flor.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário