sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

90 mulheres produzem Árvore de Natal gigante em croché

 No âmbito do projeto Aproximar, 90 mulheres de Vila Flor criaram uma Árvore de Natal em croché, levando a sua arte e os seus afetos para a Vila F’Liz Natal, anunciou esta sexta-feira o município.


O projeto Aproximar desenvolveu a sua primeira oficina dedicada ao Natal. Desde a 
data do arranque, a 3 de novembro, foram vários os encontros realizados pelas localidades do Concelho para as mãos dedicadas de aproximadamente 90 mulheres Vilaflorenses tecerem bonitos quadros em crochet, numa missão de construir uma árvore gigante de Natal para a inauguração da Vila F´Liz Natal.

“Este desafio apenas foi possível porque os fios se entrelaçaram e as mãos se uniram, trilhando um caminho em comum, onde cada ponto conta uma história e forma uma memória”, refere o presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Pedro Lima.

O resultado deste trabalho, criado por mãos sábias e experientes, está em exposição durante todo o mês de dezembro, no coreto da Vila F´Liz Natal.

Esta peculiar Árvore de Natal foi “inaugurada” na presença das intervenientes neste processo criativo, resultando num importante momento de celebração, não só desta quadra festiva, mas também da amizade, proporcionando bons momentos de convívio e diversão. Houve tempo para cantar, dançar, declamar poesia, beber uma bebida quente e degustar um doce da época.

Recordamos que Vila Flor recriou, um ano mais, um “mundo encantado” com espírito natalício.

Até 6 de janeiro, a VILA F’ LIZ NATAL, tem atividades para toda a família:
Equipamentos e diversão infantil e mercadinho de Natal. Para toda a família, destaque para a estreia do Filme de Natal da Disney VAIANA2, concertos musicais diversos e muitas outras atividades que visam promover o convívio e promover os afetos no seio das famílias, dos amigos e da comunidade em geral.

Pelo recinto pode facilmente encontrar anjos, elfos, renas malabaristas, duendes e outras figuras carregadas de magia e de sonho e até candeeiros circulantes e bolas de sabão gigantes. As crianças, que são os destinatários principais das diferentes atividades programadas, têm uma área de diversões com comboio, carrossel e roda, ateliers com duendes mágicos, modelagem de balões e pinturas faciais, para que se possam caracterizar de acordo com a quadra festiva. Podem ainda aprender, na iniciativa Palco da Ciência, a fazer sabonetes de Natal, neve instantânea, globos de neve e gomas de
fruta. Para desafiar a destreza, a atenção e a habilidade dos mais jovens há ainda a iniciativa Caça ao Tesouro Mágico.

Na programação deste ano realce ainda para o I Festival das Sopas, que acontece nos dias 14 e 15 de dezembro, a cargo dos Escuteiros do Agrupamento 1055 Vila Flor.

Ainda de salientar a primeira corrida de São Silvestre, em Vila Flor, no dia no dia 21 de dezembro, e o II Desfile de Natal Motard, no dia 22 de dezembro.

Também pela primeira vez, e como forma de estimular o convívio recheado de entretenimento e diversão, realiza-se o I Torneio de Sueca, com cariz solidário, revertendo o valor das inscrições (20€ por participante) para o Núcleo Cáritas de Vila Flor.

Para garantir que a vila e as aldeias ficam mais bonitas, a Câmara Municipal decidiu realizar Concursos de Montras, Presépios e Decoração Natalícia e, assim, estimular a celebração da tradição e da criatividade, onde a magia ganha forma através de mãos habilidosas e mentes inspiradas.
O Concurso de Montras é dirigido a todos os agentes de comércio, restauração e outros negócios que possuam estabelecimentos em atividade no Concelho de Vila Flor e que disponham, nas suas instalações, de montras ou vitrinas voltadas para espaços de circulação pública.

O Concurso de Presépios é dirigido a particulares, IPSS´S, Escolas e Jardins de Infância, Comissões de Festas, Freguesias, Associações, desde que em território concelhio, com existência do presépio (tradicional ou não), com visibilidade e localizado no exterior ou em espaços de circulação pública.

O Concurso de Decoração Natalícia dirigido a particulares, grupos, famílias e/ou amigos que, desde que em território concelhio e no exterior da habitação decorem e ornamentem a casa/fachada de casa, porta, varanda ou jardim, com vista ao estímulo da expressão artística, criatividade e imaginação dos Vilaflorenses, servindo igualmente de contributo para o embelezamento e iluminação das ruas da nesta época.

Por fim, com o intuito de criar oferta diversificada e de qualidade para os consumidores e abrir novas oportunidades de venda para os comerciantes e produtores locais, decorre até 6 de janeiro o Mercadinho de Natal, que além de estimular e promover o comércio local, anima e dinamiza a Praça da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário