segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

𝗘𝘅𝗽𝗼𝘀𝗶çã𝗼 "𝗧𝗲𝗿𝗿𝗶𝘁ó𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗲 𝗗𝗲𝘀𝗲𝗻𝗵𝗼𝘀" - 𝗽𝗮𝘁𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘃𝗶𝘀𝗶𝘁𝗮 𝗮𝘁é 𝗮𝗼 𝗱𝗶𝗮 𝟴 𝗱𝗲 𝗷𝗮𝗻𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗻𝗼 𝗔𝘂𝗱𝗶𝘁ó𝗿𝗶𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝗲𝗶𝘅𝗼 𝗱𝗲 𝗘𝘀𝗽𝗮𝗱𝗮 à 𝗖𝗶𝗻𝘁𝗮

 Inaugurou ontem, no Auditório Municipal, a Exposição "Territórios e Desenhos" baseada nos territórios do Douro Vinhateiro, onde se integra o concelho de Freixo de Espada à Cinta, composta por alguns dos projetos/desenhos resultantes do Blended Intensive Programme (BIP) 'Territories and Drawings'.


Esta inauguração foi abrilhantada pela atuação de um grupo de estudantes do AE Guerra Junqueiro, dirigidos pelo Prof. Óscar Janeiro.

Em representação do Executivo Autárquico esteve presente a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Ana Luísa Peleira, que deu as boas-vindas e agradeceu a presença neste momento cultural que tem como tema central a observação do Douro Vinhateiro com enfoque no Penedo Durão.

Ana Luísa Peleira destacou a importância desta iniciativa que une a Academia e as instituições locais, assim como o trabalho que está a ser desenvolvido no concelho no setor cultural de forma a proporcionar à população novas experiências e horizontes culturais. 

Terminou deixando um agradecimento aos Professores Vasco Cardoso e Luís Espinheira, e ao Mestrando Pedro Dias, aos estudantes do AE Guerra Junqueiro, ao Prof. Óscar Janeiro, aos pais presentes e aos funcionários da autarquia envolvidos neste projeto.

Por sua vez, Vasco Cardoso, docente curador deste projeto, destacou que esta Exposição é uma celebração do Douro, do desenho em diálogo com a geografia dos territórios e um compromisso de aprendizagem e de olhar artístico deste território de beleza ímpar.

No final, o Município de Freixo de Espada à Cinta ofereceu um simbólico lanche convívio aos presentes.

A Exposição "Territórios e Desenhos" integra obras de 28 estudantes e 9 professores, é organizada pelas Faculdades de Belas Artes, Letras e Engenharia da Universidade do Porto (Portugal), pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Granada (Espanha) e pela LUCA Escola de Artes Bruxelas (Bélgica), tendo estado já exposta na Fundação Júlio Resende.

Esta exposição está patente para visita (gratuita) até ao dia 8 de janeiro de 2025, é aberta a toda a comunidade, com especial enfoque nas instituições educativas que integram os territórios do Douro Vinhateiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário