quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Feira do Fumeiro de Vinhais decorre entre os dias 6 e 9 de fevereiro

 A quadragésima quinta edição do certame, conta com Ana Moura, Tony Carreira e Kura no que toca à animação musical


Vinhais recebe a Feira do Fumeiro de 6 a 9 de fevereiro. Esta é já a quadragésima quinta edição do certame, que conta com Ana Moura, Tony Carreira e Kura no que toca à animação musical. O presidente da câmara considera que estes nomes trarão milhares de visitantes à feira.

Além disso, Luís Fernandes assinala que o facto de a alheira de Vinhais ter sido considerada, novamente, o melhor enchido do mundo, pela TasteAtlas, é mais um grande motivo de atração.

“É verdade que a feira do Fumeiro é um fator de atração pelos produtos, também pela existência da alheira de Vinhais que, pelo segundo ano consecutivo, foi considerado o melhor enchido do mundo, mas também pela importância e pela relevância que ela tem no contexto econômico para o concelho e mesmo para a região. Aquilo que pretendemos, é que mais pessoas visitem o concelho”, disse.

Esta é a maior feira de Vinhais e a que atrai mais gente, ajudando na economia do concelho.

“A Feira da Castanha já atrai muita gente, mas sem dúvida que a Feira do Fumeiro tem outro impacto. Tem uma dimensão maior, até pela idade, claro que toda a economia do concelho e da própria região mexe muito com esta feira. Portanto, estamos já a falar de uma feira em que os outros setores, nomeadamente a nível de hotelaria, da restauração, beneficiam, e muito, da Feira do Fumeiro”, vincou.

Segundo o presidente, há cada vez mais jovens a dedicar-se a esta fileira. A câmara tem incentivado este crescimento, nomeadamente com o abate gratuito de porcos no matadouro de Vinhais. Além disso, tem dado, anualmente, a cada produtor, dois animais para criar para abate. O objetivo é fazer com que os jovens “se fiquem pela produção de fumeiro”, uma vez que “muitos dos produtores têm já alguma idade” e, portanto, “é preciso haver uma renovação”, referiu.

A fileira gera entre oito a 10 milhões de euros em Vinhais, o que é "muito significativo para a economia do concelho", frisou Luís Fernandes acrescentando que "felizmente" a alheira é "um produto que vende muito bem" sendo "a oferta maior que a procura", concluiu. 

A Feira do Fumeiro de Vinhais conta com venda de enchidos, de artesanato e de produtos regionais, assim como concursos ligados ao fumeiro, bem como demonstrações culinárias.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário