quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

V Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro promete debater os desafios que a região

 Mirandela, Peso da Régua e Lamego recebem de amanhã a 26 deste mês o V Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Uma iniciativa que tem este ano como mote “Unir as pessoas que vivem no território” e é organizada pela Casa de Trás os Montes e Alto douro e pelas autarquias de Mirandela, Peso da Régua e Lamego.

José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara de Peso da Régua, refere que este congresso pretende debater os desafios que a região enfrenta, sendo um fórum de reflexão:

Um congresso que será decorrer em várias cidades diferentes. O primeiro dia, decorrerá em Mirandela, que é na sexta-feira. No sábado decorre em Peso da Régua. E no domingo terá a sua sessão em Lamego.

Pretende-se com este fórum debater as temáticas e os desafios da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Nós estamos em mudança. Há desafios do ponto de vista climático, da sustentabilidade ambiental. Há desafios daquilo que tem de ter a estruturação desta região. Sobretudo a desertificação que o país tem sofrido e as assimetrias entre o litoral e o interior. Portanto há um conjunto de desafios que este congresso pretende trazer à ribalta. E que pretende criar fóruns de reflexão para que possamos preparar e projetar o futuro de toda esta região.

No segundo dia de trabalhos estará o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. O presidente de Câmara de Peso da Régua vai aproveitar para lembrar ao Governo a necessidade de serem criadas “políticas mais efetivas para tratar diferente o que é diferente”:

Tem de haver uma reflexão para aquilo que são as políticas nacionais e ele que tem a pasta da coesão, tem uma responsabilidade acrescida para que de uma vez por todas, que nós sentimos que se começam a esbater as assimetrias entre o litoral e o interior.

O Congresso, aberto ao público, vai debater temas como a Regionalização, o potencial de Trás-os-Montes na captação de negócios nacionais e internacionais, o papel do Ensino Superior na transformação da região, Património como motivo de identificação transmontana, entre outros.

Para além de mesas redondas este congresso vai contar ainda com a apresentação de livros.

O primeiro Congresso de Trás os Montes e Alto Douro foi realizado em 1920.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Universidade FM)

Sem comentários:

Enviar um comentário