Trata-se da maior prova da Europa, os treinos oficiais começam hoje e terminam amanhã. A competição começa na sexta-feira, dia 28 de fevereiro e acaba no domingo, dia 2 de março.
O The First by Sabor Lake’s contará com a participação de 79 embarcações de cinco países diferentes, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Polónia e Chéquia, o que faz com que seja a maior prova realizada até à data nos Lagos do Sabor, em Torre de Moncorvo e é novamente a maior prova da Europa de pesca ao achigã embarcado. A final da competição acontece no domingo, onde estarão presentes os primeiros 15 classificados.
Francisco Morais, da Norbass, frisa que a procura tem sido tanta que o recorde de embarcações vai ser batido novamente e o desafio dos pescadores será tentar superar o recorde do maior achigã pescado numa prova a nível nacional, que foi conseguido nos Lagos do Sabor, em 2023:
“Este ano, batemos mais uma vez o recorde de participação. Não queríamos, vou ser muito sincero, ideal era ter 70 barcos, mas a prova tem tanta procura que não pude dizer não a pessoas que sempre vieram. Ultrapassámos as 77 embarcações, vamos ter 79. Para as pessoas entenderem, uma equipa pode tirar até 30 peixes, mas para a pontuação só contam os cinco maiores peixes. O grande desafio será ultrapassar o recorde de peso nacional, que foi conseguido no The Last by Sabor Lake’s de 2023, onde foi pescado um achigã de 12.6 quilogramas”, referiu.
O The First by Sabor Lake’s é um evento que tem potencial para crescer ainda mais e a economia local beneficia com a competição de pesca ao achigã:
“Estão cerca de 40 a 50 barcos desde sexta-feira, em Torre de Moncorvo. O que significa que vão estar na região pelo menos uma semana e a partir de hoje, vão estar quase todos os participantes. Isto para a economia é muito bom, só da parte das equipas, estamos a falar de quase 160 pessoas”, realçou.
Os treinos oficiais começam hoje e terminam amanhã, mas há pescadores que já estão na região a preparar-se desde a passada sexta-feira. A competição começa na sexta-feira, que se avizinha, e acaba no domingo, onde na fase final estarão apenas os 15 primeiros classificados das 79 embarcações.
Os 15 primeiros classificados serão premiados. O primeiro prémio tem o valor de 2000 euros, o segundo 1400 e o terceiro 900.
O evento de pesca ao achigã de Torre de Moncorvo é organizado pela Norbass e Sabor Pesca, com o apoio do Município de Torre de Moncorvo.
Sem comentários:
Enviar um comentário