sábado, 15 de fevereiro de 2025

Miranda do Douro aposta na preservação das Raças Autóctones com novo centro em Malhadas

 Esta infraestrutura inovadora, localizada na aldeia de Malhadas, em Miranda do Douro, aposta na preservação genética e no desenvolvimento do setor agropecuário.


O novo Centro de Valorização e Melhoramento das Raças Autóctones, localizado na aldeia de Malhadas, em Miranda do Douro, será inaugurado amanhã pelo ministro da Agricultura e Pescas. Trata-se de um investimento de 1,4 milhões de euros, que pretende assegurar a preservação e o melhoramento genético das raças autóctones da região, com especial enfoque na raça churra galega mirandesa.

Helena Barril, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, destaca a importância do centro, sublinhando que se trata de “um laboratório para conservação de sémen, para podermos produzir as espécies”. Numa fase inicial, a infraestrutura foi idealizada para pequenos ruminantes, como cabras e ovelhas, mas há planos para alargar o projeto a outras raças.

“O que queremos com isto é o melhoramento genético das raças autóctones do território”, explica a autarca, salientando que o centro “foi idealizado para ajudar a prevenir a extinção” destas espécies. Entre elas, destaca-se a raça churra galega mirandesa, que tem vindo a enfrentar um declínio significativo. “Estamos esperançados que, com este centro, consigamos de alguma forma estagnar o declínio da raça e projetá-la para os lugares que esta raça merece”, sublinha Helena Barril.

A nova unidade funcionará em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), garantindo “o pleno funcionamento e a continuidade deste trabalho”. Esta colaboração, segundo Helena Barril, tem também como objetivo “a fixação de jovens que se possam dedicar à investigação” e ao desenvolvimento do setor agropecuário.

Com apenas dois centros deste tipo em todo o país, a infraestrutura de Malhadas representa um passo decisivo na conservação das raças autóctones, num território onde a pastorícia e a pecuária continuam a desempenhar um papel fundamental na economia local.

Jornalista: Lara Torrado
Foto: Canal N

Sem comentários:

Enviar um comentário