sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Municípios vão receber tratores para ajudar no combate aos incêndios

 Anúncio foi feito, ontem, na abertura oficial da Feira do Fumeiro de Vinhais, pelo secretário de Estado das Florestas


Os municípios vão receber tratores para ajudar no combate aos incêndios. O anúncio foi feito, ontem, na Feira do Fumeiro de Vinhais, pelo secretário de Estado das Florestas. Rui Ladeira salientou que o Governo está preocupado com a floresta que representa 36% da área do país. Por isso, está a tomar medidas no que toca à prevenção contra os fogos. “É isso que nós estamos a fazer, prevenção e, portanto, também com as organizações de produtores, que trabalham com os agricultores, com os proprietários, e têm equipas de sapadores, também vai haver tratores e equipamentos para melhorar a capacidade de resposta e de execução de obra”.

O secretário de Estado adiantou ainda que o Ministério da Agricultura tem medidas para ajudar os jovens que querem entrar para o setor. Um apoio de 55 mil euros, em territórios de baixa densidade, como o Nordeste Transmontano. O objetivo é a “renovação da agricultura” e colocá-la “no centro das políticas”. 

Na abertura do certame, o presidente do município de Vinhais adiantou ainda outra novidade. Luís Fernandes esteve reunido com o ministro das Infraestruturas, que garantiu mais 40 milhões de euros para construção da estrada que liga a vila a Bragança. “Isto é uma ótima notícia, claro, para o concelho”.

O ministro deu também garantias de financiamento de 30 milhões de euros para a construção da estrada Vimioso-Bragança. Segundo o presidente da Câmara Municipal, António Santos, têm apenas de ser feitas algumas correções. “Irá a concurso, talvez lá no mês de abril, maio. Naturalmente, não é bem esse o timing que eu pretendia, mas temos de nos contentar com aquilo que nos dão, porque nós não temos capacidade para fazer a estrada”, disse, assinalando que as obras poderão começar em outubro.

A 45º Feira do Fumeiro conta com 70 produtores de enchidos, 50 do concelho de Vinhais. Nestes dias, a procura é sempre superior à oferta. Há produtores que conseguem vender tudo o que expõem no certame. Este ano mantêm a mesma expectativa. “Vender o produto antes de domingo é o costume. Sábado à tarde já não há produto para venda. Costumo trazer cerca de cem quilos para venda”, disse uma das produtoras.

A Feira do Fumeiro começou ontem e termina no domingo. Hoje à noite, Ana Moura anima Vinhais. Amanhã será a vez de Tony Carreira e o DJ Kura.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário