quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Projeto da CIM Terras-de-Trás os Montes inovador com recurso a inteligência artificial

 Pedro Lima, refere que este projeto é uma “forma de pensar fora da caixa, de sermos inovadores para conseguir chegar mais longe, para que as pessoas cheguem mais perto”.


O próximo projeto da CIM Terras de Trás-os-Montes (Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes) vai ser um Guia turístico virtual com um avatar, com forma de Careto.

Este será um assistente virtual, que vai estar disponível no site da CIM Terras de Trás-os-Montes e também nas plataformas dos 9 municípios, que integram esta comunidade, com recurso a inteligência artificial (IA) e que vai proporcionar aos visitantes informações sobre o território, sobre os diversos pontos turísticos.

Pedro Lima, presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, destaca que a escolha do avatar Careto, foi óbvia porque é um elemento unificador de todo o território de Trás-os-Montes e não exista uma imagem tão consensual:

É um avatar que acho que vai ser identificado com o território. Eu gostaria de sublinhar que o careto, não é só característico de um concelho em específico. As mascaradas, em geral, são celebrações de inverno que se verificam, em todo o território de Terras de Trás-os-Montes. E portanto, é uma marca identitária, e facilmente reconhecida do território.

O interlocutor desta plataforma será um careto da região, e que vai permitir aos “utilizadores interagir através de texto ou voz para obter informações detalhadas sobre o território e os vários pontos turísticos e em diversas línguas”. Sendo este já um elemento reconhecido, internacionalmente:

E depois, tem a componente mais turística, do avatar, que vai ser o interlocutor, por definição, na forma de careto da região. Mostrando e podendo fazer visitas virtuais para que a pessoa possa também ser cativada, a visitar o território com esse formato conhecido desse ritual, que é conhecido não só a nível nacional, mas também internacional.

O presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes destaca que esta é uma forma inovadora e vanguardista para a implementação deste projeto:

O objetivo é colocar nestes motores de busca, informação fidedigna, sobre o território, por forma que quando questionado, tanto o ChatGPT ou o DeepSeek, sobre Terras de Trás-os-Montes, ou sobre alguma particularidade, que haja informação fidedigna, e disponível a esses meios, e que as pessoas interessadas no nosso território, tenham dentro do possível, uma resposta confiável.

Porque o grande problema do mundo digital, é mesmo esse, é a confiabilidade da informação. De uma forma inovadora e vanguardista, as Terras de Trás-os-Montes, sinalizaram este projeto, para quem, usa a inteligência artificial obter informação, e que está ligada a uma entidade que é neste caso, a Comunidade Intermunicipal, que assume a responsabilidade de edição destes motores de busca.

O contrato de financiamento foi assinado na passada passada sexta feira, entre a CIM das Terras de Trás-os-Montes e o Turismo de Portugal, no valor de quase 1820 mil euros, financiados pelo programa “Linha + Interior Turismo”. Para já vai ser lançado o concurso público.

A estimativa é que este este projeto esteja online, no final do ano.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário