sexta-feira, 11 de abril de 2025

VILA FLOR: MUNICÍPIO JÁ ESTÁ A CONTROLAR A VESPA ASIÁTICA

 O município de Vila Flor distribui armadilhas por vários pontos do concelho com o objetivo de controlar a população da vespa asiática, uma espécie invasora que tem causado sérios danos à apicultura local. Este ano, foram colocadas 65 armadilhas em locais estratégicos.


A ação visa mapear a presença da vespa no território e perceber onde é necessária intervenção. Além da colocação das armadilhas, o município conta com uma equipa técnica especializada que apoia o combate a esta espécie. Esta especialização permite perceber onde é que há áreas mais vulneráveis, e quando necessário aplicar medidas preventivas.

A vespa velutina tem mostrado ser um grande prejuízo na apicultura, e por isso, o investimento na prevenção de danos maiores mostra-se indispensável.

A vespa, originária da Ásia, é uma espécie invasora que representa uma séria ameaça para as abelhas e a apicultura, devido ao seu comportamento predador. Desde que chegou a Portugal, em 2011, tem-se espalhado por grande parte do território, causando sérios prejuízos à apicultura ao alimentar-se de abelhas europeias, essenciais para a polinização e o equilíbrio dos ecossistemas.

Jornalista: Micaela Costa
Foto: Deco Proteste

Sem comentários:

Enviar um comentário