sexta-feira, 2 de maio de 2025

Associações ambientais da região organizam jornadas para discutir pedido de prospeção mineira na região

 Jornadas acontecem, no Centro Cultural Solar dos Condes, em Vinhais, amanhã


Depois dos dois pedidos de prospeção mineira no Parque Natural de Montesinho e dos vários protestos da população, as associações UIVO, PALOMBAR e TARABELO decidiram organizar as primeiras Jornadas Cidadãs- "Território, Ameaças e Resistências".

Acontecem amanhã em Vinhais. Visam promover o debate sobre a mineração. “Numa altura em que alguns dos planos diretores municipais estão fase de revisão, a legislação europeia é contraditória com alguma da legislação que temos para proteção destes territórios, recordo que estamos a falar do Parque Natural de Montesinho e de uma vasta área de Rede Natura 2000, por isso parece-nos que é oportuno e pertinente convocar algumas personalidades que têm conhecimento do território e outras que têm experiência em contextos de prospeção mineira, convocar todos e a população em geral”, explicou Daniel Vale, da associação UIVO.

Mais do que reagir aos pedidos de prospeção feitos pela empresa GMR Consultores, as associações querem discutir o futuro do território conjuntamente com quem cá vive. “Na parte da manhã iremos falar do território, das suas características, daquilo que o torna único, e à tarde os painéis serão voltados para a mineração e as reações à mineração”, adiantou, vincando que é importante “discutir o território e ter uma atitude proactiva”.

As três associações da região já se tinham manifestado contra qualquer prospeção na Serra da Nogueira, tendo em conta que se insere na rede Natura 2000 e na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, selo da UNESCO.

As jornadas acontecem, no Centro Cultural Solar dos Condes, amanhã. São organizadas pelas associações UIVO, PALOMBAR e TARABELO, em parceria com o Centro de Estudos da Universidade de Coimbra e com o Centro de Estudos da Universidade do Porto.

A empresa GMR Consultores adiantou ao Jornal Nordeste que o pedido de prospeção e pesquisa no Parque Natural de Montesinho “encontra-se em análise a aguardar decisão das entidades competentes”.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário