quinta-feira, 5 de junho de 2025

Alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado de Torre de Moncorvo vencem quinta edição do concurso de micro-vídeos Junto à Terra Sabor

A organização é da responsabilidade da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) que garante que todos saem vencedores do concurso, organização, alunos e parceiros do nordeste transmontano.


O entusiasmo foi geral na atribuição de prémios do Evento Final do Concurso de Micro-Vídeos Junto à Terra Sabor, que decorreu ontem, em Macedo de Cavaleiros.

O vídeo vencedor da quinta edição do projeto Junto à Terra Sabor, promovido pela Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), foi o do Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado de Torre de Moncorvo, realizado pelos alunos do 8º A, com o nome “A Amendoeira”, da autoria de Leonor Pereira, Raquel Macedo, Tiago Oliveira e Guilherme Lopes, o porta-voz do grupo que explica a mensagem e o conteúdo do filme:

“O nosso vídeo fala sobre a amendoeira e, em específico, da amêndoa coberta.

Fala sobre o processo de produção da amêndoa desde o início, desde a colheita, à partidela (retirar a casca), até ao processo de confetaria, Que basicamente é uma cobrideira, uma mulher moncorvense, que faz esse trabalho de misturar a amêndoa, com a calda de açúcar e de a cobrir.

Depois desse processo, ela fica a descansar durante uns dias, é mandada para a secção de venda ao fim de 8 dias. Não sem antes, de passar 8 horas por dia a trabalhar.

Este vídeo fala sobre esta cultura moncorvense, e um doce extremamente delicioso. Dizemos que é o doce que canta em Moncorvo, por causa do barulho que faz.

É uma tradição extremamente antiga, com mais de 100 anos, e acho que temos muito orgulho de representá-la num projeto assim. Ficamos muito contentes com o resultado”.

O projeto Junto à Terra Sabor desafiou os alunos dos 8º anos de escolaridade a produzir um filme de 2 minutos, no âmbito da educação ambiental, para despertar a consciência de que a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas podem desempenhar um papel fundamental no bem-estar comunidades.

Este ano o concurso recebeu 27 obras na totalidade.

Em segundo lugar, ficou o vídeo “Os Heróis da Noite” – 8ºB do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros. E o prémio do terceiro lugar foi arrecadado pelo vídeo do 8ºC, do Agrupamento de Escolas de Macedo Mogadouro, com o vídeo “Vamos à Pesca”.

Os 10 vídeos finalistas estão todos disponíveis online, na página da entidade promotora, e estiveram sujeitos à votação do público de 19 a 26 de maio. Este mesmo vídeos, foram foram exibidos esta quarta-feira, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, tendo chegado à final, três.

Vítor Sobral, secretário executivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) enaltece que a qualidade dos vídeos está sempre a aumentar e que todos saíram vencedores:

“No entanto, permitam que diga que o território sai sempre vencedor, ao ter tantos alunos a participar num projeto educativo de sensibilidade, de preservação daquilo que é o nosso ecossistema, ligá-los e conectá-los com o potencial das oportunidades que o território tem.

Para que eles possam perceber que podem sair do território para estudar, trabalhar, mas que levam o conhecimento como ferramenta de que aqui há vida e pode-se fazer vida com alta qualidade e muita intensidade.

Este projeto liga os alunos àquilo que o território tem de melhor e para nós isso é sempre um sucesso garantido”.

Para já está lançado o desafio:

“Foi feito aqui um desafio que eu penso que será importante pelo menos refletir sobre ele e vamos trabalhar isso em grupo. Que é saber e perceber se este tipo de projeto educativo, que é inovador vale a pena ser candidatado para ser classificado como património imaterial à UNESCO. Vamos agora em grupo fazer essa análise. Parece-me a mim um bom desafio para o território, para as escolas, para os alunos, que são o maior ativo que nós temos para o futuro deste território. Parece-me um grande desafio que eu acho que todos devemos levar em conta e se assim entendermos, preparar a candidatura. Porque ter os alunos a trabalhar o território, a conhecer-lo, comunicar-lo com o que melhor se produz e colocar esses produtos nas nossas mesas e nas nossas casas.

Acho que por si só, já é um projeto vencedor.”

Macedo de Cavaleiros foi mais um vez o anfitrião. Benjamim Rodrigues, o presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros também partilha a opinião, de todos saem vencedores em prol da sustentabilidade ambiental:

“Este tipo de iniciativas, que têm a ver com ações de sensibilização e também de capacitação relativamente ao meio ambiente, à sustentabilidade ambiental, são para nós sempre um motivo de orgulho e de grande dedicação e empenho.

Mais uma vez, recebemos esta iniciativa, o programa Junta à Terra Sabor e a prova foi que tivemos aqui excelentes obras.

Nem todos tiveram o primeiro lugar, mas, como eu disse, os vencedores somos todos e nós tivemos aqui a oportunidade de ter obras que nos sensibilizaram, que nos mostraram as nossas capacitações, mesmo na promoção dos nossos produtos endógenos e, obviamente, que no final o que é que resulta disto é que, sendo nós um território com três selos UNESCO, e que fazemos jus a esses selos e, cada vez mais, damos razão ao mundo para que eles entendam que é, de facto, um território cinco estrelas. Um território que se preocupa com a natureza, com a preservação do ambiente, com os ecossistemas, com a sustentabilidade ambiental.

Estamos, de facto, no bom caminho, as escolas estão a trabalhar bem e o resultado final está à vista”.

O projeto é promovido pela Associação de Municípios do Baixo Sabor, com os Agrupamentos de Escolas dos quatro municípios, nomeadamente, do Agrupamento Escolas de Alfândega da Fé, Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, Agrupamento de Escolas de Mogadouro e o Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado de Torre de Moncorvo, em conjunto com parceiros locais do Nordeste Transmontano, nomeadamente Palombar, AEPGA, APFNT, GNR-SEPNA, Geoparque Terras de Cavaleiros e MOVHERA.

Todas as escolas participantes receberam um vale em compras Fnac no valor de 300 euros, assim como o primeiro lugar, para cada os alunos e professor participante. Os restantes prémios foram de 175 euros e 100, para o segundo e terceiro, respetivamente.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário