quarta-feira, 11 de junho de 2025

Picote: XX Encontros da Primavera dedicados à ecologia

 De 12 a 15 de junho, a aldeia de Picote, no concelho de Miranda do Douro é o palco dos Encontros da Primavera, um evento cultural e científico, que nesta vigésima edição tem como tema “Impulsos Artísticos, Matérias e Pessoas Criativas” e cujos destaques são a apresentação das obras dos artistas, Evgnénia Emets e Gonçalo Mota.


De acordo com a Frauga – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, promotora do evento, os Encontros da Primavera reúnem anualmente nesta localidade do concelho de Miranda do Douro, artistas e investigadores, com o propósito criar obras artísticas, a partir da relação entre a natureza e a comunidade local.

O presidente da FRAUGA, Jorge Lourenço, sublinhou que este ano, a organização preparou um programa especial para assinalar o 20º aniversário dos Encontros da Primavera.

«Este evento procura envolver a comunidade local com os artistas e investigadores. Este ano, os convidados para as residências artísticas em Picote são Evgnénia Emets, artista e poeta ucraniana, cujo trabalho se centra na ecologia e vai apresentar trabalhos de recuperação da floresta, em áreas ardidas. Esta intervenção consiste na plantação de espécies vegetais autóctones e na recolha de saberes e conhecimentos científicos sobre a flora local”», indicou.

Segundo o programa, a artista convidada vai exibir o filme “As vozes dos guardiães da terra”, na tarde de sexta-feira, dia 13 de junho. Depois, na manhã de sábado, dia 14, Evgnénia Emets, apresenta na junta de freguesia de Picote, a obra “Eternal Forest Picote”.

O outro artista convidado é o português, Gonçalo Mota, que estudou Antropologia, em Miranda do Douro (UTAD) e desenvolve trabalhos nas áreas do cinema, artes performativas, antropologia e ecologia vai inaugurar a exposição “Pandorga”, no Ecomuseu Terra Mater.

“O programa do XX Encontros da Primavera começa no serão de quinta-feira, dia 12 de junho, com a apresentação do trabalho “L Cantar d l’arado”, do artista João Meirinhos, natural do concelho de Miranda do Douro”, indicou.

Ao longo de quatro dias, o programa da XX edição dos “Encontros da Primavera” tem previstas outras atividades, como uma mesa redonda dedicada à relação entre a antropologia e a arte; cinema; sessão de contos; observação astronómica; música; e uma visita ao Centro de Interpretação do Burro de Miranda, em Atenor.

Os Encontros da Primavera foram concebidos em 2006, na cidade de Miranda do Douro, quando aí era lecionado o curso de antropologia, no pólo da UTAD. Em 2010, com o encerramento do polo universitário, os Encontros da Primavera passaram a ser promovidos pelo Museu da Terra de Miranda, onde foram desenvolvidos vários projetos expositivos. Posteriormente, em 2014, a Frauga – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote associou-se de forma definitiva ao projeto e desde então os Encontros da Primavera passaram a realizar-se em Picote.

Anualmente, os Encontros da Primavera são promoviidos pela FRAUGA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote e contam com os apoios do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Freguesia de Picote, do Município de Miranda do Douro, Família Kolping Picote, Movhera e CCDR-Norte.

HA | Foto: Flickr

Sem comentários:

Enviar um comentário