quinta-feira, 17 de julho de 2025

Primeira grande obra sobre as igrejas do concelho de Bragança foi apresentada e já se pede continuidade

 Tem 426 páginas, as duas Catedrais da diocese e 27 templos católicos (Basílica Menor de Outeiro, santuários, igrejas e capelas). É o mais recente livro de Susana Cipriano (também responsável pela fotografia) e Abílio Lousada, e resulta de um longo processo de investigação que permitiu editar este livro apresentado na passada quinta-feira, nos claustros da igreja da Sé, em Bragança, com a presença do bispo da diocse de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida.


“A obra que hoje aqui apresentamos é um valioso contributo para a salvaguarda da memória, dado que serve para descobrir e reviver os testemunhos de fé das gerações passadas através de sinais sensíveis.

Temos consciência de que um povo que não conhece, não cuida e não se orgulha do seu passado não tem futuro.

Porque é necessário mergulhar na história, para iluminarmos o presente e perspetivarmos o futuro, manifestamos a nossa profunda gratidão aos autores, Abílio Lousada e Susana Cipriano, por esta bela e importante obra: «Diocese Bragança-Miranda. Das Mais Belas Igrejas do Concelho de Bragança. Lugares de Culto e de Fé». Agradecemos às edições Paulinas e a todas as entidades que apoiam a edição”, sublinhou o prelado, aquando da apresentação da obra.

Precisamente, preservar a memória foi um dos objetivos dos autores, que se propuseram estudar os templos do concelho de Bragança.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário