segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Acesso à saúde ainda longe em regiões como Trás-os-Montes

 Há sete regiões portuguesas em que metade da população vive a mais de 15 minutos de carro de um hospital.


De acordo com o último relatório da Eurostat, citado hoje pelo JN, Portugal comparativamente com o centro da Europa e está ao nível da Grécia e de países do Leste no que toca à distância que os utentes têm de percorrer até chegar a uma unidade de saúde hospitalar.

Em alguns concelhos do país, a distância a percorrer é superior a uma hora, como acontece em Freixo de Espada à Cinta (79 minutos) e Miranda do Douro (72 minutos).

Cerca de 50% da população de regiões como o Alto Tâmega e Barroso tem de percorrer mais de 15 minutos de carro para conseguir chegar a um hospital.

Em Montalegre, na região do Alto Tâmega e Barroso, os residentes distam cerca de 48 minutos de um hospital e os de Ribeira de Pena, cerca de 42 minutos.

Nuno Vaz, presidente Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, diz que o estudo só confirma o que populações e autarcas sentem no terreno:

Nuno Vaz pede ao Governo que qualifique as estruturas de saúde da região:

Na região das Terras de Trás-os-Montes a situação não é muito melhor, já que que 45% das pessoas estão a uma distância superior a um quarto de hora de um hospital.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Ansiães)

Sem comentários:

Enviar um comentário