quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

“O Outro Lado”: dor, cura e renascimento na arte de Madalena Maia

 Foi no processo de luto e de cura que Madalena Maia se desafiou a si própria a pintar. Pegou em telas e pincéis e deu origem à exposição intitulada “O Outro Lado”, uma viagem pela arte contemporânea onde se revela uma faceta mais íntima e emocional da artista.


Trata-se da primeira exposição individual de pintura de Madalena Maia, artista autodidata natural de Mirandela, que será inaugurada esta sexta-feira, às 18h00, no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, naquela cidade.

Ligada profissionalmente à medicina tradicional chinesa e a técnicas de relaxamento, Madalena Maia transporta para as telas o seu mundo interior, num percurso que vai do real ao simbólico, das emoções ao espiritual, como explica na primeira pessoa:

A exposição integra cerca de 30 obras, organizadas em cinco núcleos distintos: o feminino interior; entre sombras e luz; o fantástico e o simbólico; o mundo real como um portal; e heranças da alma. Este último assume um carácter particularmente pessoal, incluindo pinturas da autoria da mãe e do irmão da artista, ambos já falecidos:

“O Outro Lado” é uma exposição que parte da dor, mas conduz o visitante por um processo de cura e renascimento emocional. A mostra estará patente até ao dia 21 de junho.

A entrevista completa à artista Madalena Maia pode ser ouvida depois das 17h00, na Rádio ONDA LIVRE.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário