quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

“Serões d’Além Doiro” reúne contos e lendas contados à lareira

 É um regresso ao passado através da memória, o que permite o livro ‘Serões D’Além Doiro’ da autoria de Carlos Carvalheira e com a ilustração de Beatriz Morais Santos e Rui Roseiro, apresentado no passado dia 24 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo. “O livro reúne vários contos e lendas que, em tempos passados, à lareira, eram contados pelos avós aos netos, memórias estas que iam sendo transmitidas de geração em geração, e que agora perpetuam neste livro salvaguardando a nossa memória coletiva”, explicou uma fonte.


A sessão de apresentação contou com a presença da vice-presidente da Câmara 
Municipal de Torre de Moncorvo, Catarina Dias, do editor, António Lopes, e do autor, Carlos Carvalheira, que falou sobre a obra.

Carlos Carvalheira, é licenciado em Direito, possui uma pós-graduação em Direito Europeu e o Diploma Superior de Estudos Franceses.

O autor é natural de Trancoso, mas possui fortes ligações ao concelho, nomeadamente à freguesia de Castedo. Ligado ao mundo da escrita colabora com regularidade com Jornais, Revistas, Coletâneas, Antologias. Publicou várias obras de ficção, designadamente O Menino-Rei, Contos do Vale da Promissão, O Messias, Os Confins do Éden, A Ira do Pelicano, Caminhos do Vento, Os Girassóis de Kiev, O Último Duque, Lendas do Planalto, Auto dos Condenados (teatro), Vidas Judaicas, Castedo, Terras e Tradições, Havemos de Recordar-te - Homem, Amigo, Autarca.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário