sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

BRAGANÇA AVANÇA COM CONCURSO DE 1,5 MILHÕES PARA VALORIZAR O PARQUE DE MONTESINHO

 O Município de Bragança lançou um concurso público no valor de 1,5 milhões de euros para executar um conjunto de intervenções integradas no projeto “Preservar Montesinho”, destinado a reforçar a proteção ambiental e a valorização patrimonial do Parque Natural de Montesinho.


O investimento global ascende a cerca de 1,76 milhões de euros, também com financiamento do programa Norte 2030, abrangendo não só as obras no terreno, mas igualmente iniciativas futuras nas áreas de conteúdos e comunicação.

A empreitada está estruturada em três frentes principais. A primeira incide na requalificação da zona ribeirinha do rio Baceiro, entre a Ponte do Parâmio e Espinhosela, onde estão previstas ações de renaturalização, plantação de espécies autóctones e melhoria das condições de circulação pedonal.

A segunda intervenção contempla a recuperação da antiga escola primária de São Julião, que dará lugar a um centro interpretativo dedicado à fauna selvagem, complementado por pontos estratégicos de observação no território do parque.

Por fim, o projeto inclui a revitalização do antigo viveiro de trutas de França, espaço de relevância histórica local, que será reabilitado e transformado num núcleo interpretativo com percurso pedestre temático.

Com esta iniciativa, a autarquia pretende reforçar a conservação da biodiversidade, recuperar património edificado e promover uma maior ligação da comunidade ao património natural, consolidando uma estratégia de sustentabilidade e adaptação às alterações climáticas.

Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário