quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Santulhão: Desfile e queima do Entrudo

 O Festival do Entrudo, em Santulhão, culminou na terça-feira de carnaval, dia 17 de fevereiro, com o desfile, julgamento e a queima do Entrudo, atividades que registaram a participação de muitos figurantes e de público, numa tarde de tradição, convívio e diversão.


O casal Suzete Pires e Pedro Garcia, viajaram de Castelo Branco (Mogadouro) até Santulhão para conhecer o Festival do Entrudo. A viver e trabalhar em Lisboa, o casal opou por participar num carnaval mais tradicional, para recordar tempos da sua infância na aldeia.

“Antigamente, em Castelo Branco, queimava-se o Entrudo, à noite, o que tornava o ambiente bastante macabro e dava até medo. Com o passar dos anos, este carnaval ancestral foi-se perdendo e por essa razão decidimos vir a Santulhão conhecer o Festival do Entrudo”, disseram.

Entre o muito público que participou no desfile do Festival do Entrudo, em Santulhão, o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, António Santos, elogiou o trabalho realizado pela organização.


“Ao longo dos anos, a freguesia de Santulhão e o Grupo Recreativo e Associativo de Santulhão (GRAS) tem sabido tornar o Festival do Entrudo o mais original de todo o concelho de Vimioso. O público que visita Santulhão nesta altura do ano leva uma experiência memorável de tradição, convívio e diversão. Compete ao município de Vimioso apoiar e incentivar a preservação e divulgação deste evento ancestral que é o Festival do Entrudo, em Santulhão”, disse o presidente do município.

No final do evento, o presidente da Freguesia de Santulhão, Adrião Rodrigues, expressou enorme satisfação pela adesão de público ao evento. ao longo dos quatro dias de atividades.

“O Festival do Entrudo encerrou da melhor maneira nesta terça-feira de Carnaval, com a grande participação de figurantes e de público no desfile e julgamento do Entrudo. Ao longo dos quatro dias de atividades, destaco a afluência de caçadores para a montaria ao javali, o passeio pedestre e o tradicional jantar do butelo. De ano para ano, o Festival do Entrudo regista uma maior afluência de público, em especial com o regresso dos nossos (e)migrantes que vivem e trabalham noutras regiões do país e no estrangeiro”, disse o autarca local.


Questionado sobre se o Festival do Entrudo em Santulhão pode atingir a notoriedade de outros eventos, como o vizinho Entrudo Chocalheiro de Podence, Adrião Rodrigues respondeu que acima de tudo a pretensão local é conservar a originalidade desta tradição local.

“O nosso propósito para o Festival do Entrudo em Santulhão é manter a sua ancestral originalidade. Não nos preocupamos em contar o número de pessoas que nos visitam no decorrer do Festival do Entrudo. Acima de tudo, queremos preservar esta bonita tradição para a população e receber bem aqueles que nos visitam”, concluiu o autarca de Santulhão.


Anualmente, o Festival do Entrudo é uma iniciativa do Grupo Recreativo e Associativo de Santulhão (GRAS), que conta com os apoios do município de Vimioso, da Freguesia de Santulhão, da Reserva da Bioesfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, da Freguesia de Santulhão, dos Café Caçador e Teixeira e do Ministério da Cultura.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário