quarta-feira, 8 de junho de 2011

Rampa de Bragança a contar para a Copa Ibérica

A internacionalização da prova, permitirá divulgar a cidade, além fronteiras
A Rampa de Bragança/Mcoutinho 2011, que decorre nos dias 25 e 26 deste mês, integra, este ano, o recém criado Troféu Ibérico de Montanha, conhecido em Espanha como “Copa Ibérica de Montanha”. Como acontece desde 2006, esta é uma prova em que os pilotos podem pontuar para o Campeonato de Portugal de Montanha. A prova vai decorrer, como é habitual, no troço da EN 206, entre a aldeia de Nogueira e o cruzamento para o Santuário de Nossa Senhora da Serra.
Segundo Rodrigues da Silva, secretario da direcção do Nordeste Automóvel Clube (NAC), a integração da Rampa na Copa Ibérica resultou de um convite endereçado ao Clube pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
Apesar de, ao nível da participação de pilotos, as perspectivas do NAC serem boas, o Clube apresenta alguma apreensão quanto aos custos com a organização, uma vez que não conta com a habitual colaboração dos comissários de pista da ACDME (Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril), que colaboravam com o NAC de forma gratuita. Isto deve-se a indisponibilidade profissional destes comissários que, neste período, têm já a agenda preenchida com provas do campeonato de circuitos, cujo agendamento tem prioridade, relativamente às provas de montanha. Por razões de segurança, a nível da prevenção de fogos florestais, a prova não podia ser adiada para o mês de Julho.
Face a esta situação, bem como aos constrangimentos financeiros que afectam todas as entidades públicas e privadas nacionais, o NAC chegou a temer que a Rampa não se realizasse este ano. Rodrigues da Silva referiu que, não fosse o apoio da Câmara Municipal de Bragança, a prova não se realizaria.
Segundo Hernâni Dias, vereador do Desporto, o facto de, este ano, a prova estar incluída num circuito internacional, pesou na decisão de apoiar a realização da Rampa. Isto porque a divulgação da cidade será feita não só a nível nacional, mas também em Espanha. De referir ainda que o município teve que cortar com alguns apoios financeiros ao movimento associativo. “Contudo, estes cortes não foram cortes cegos”, sublinhou o vereador. Por exemplo, a município deixou de apoiar o plano de actividades do NAC. Todo o apoio prestado a este Clube pela Câmara destina-se, exclusivamente, à organização da Rampa de Bragança.
Além do apoio do município, da colaboração dos Bombeiros Voluntários da cidade e de várias empresas, a prova conta com o patrocínio da MCoutinho. Por esse motivo, e até 2012, a prova chama-se Rampa de Bragança/MCoutinho.
Um protocolo estabelecido entre esta empresa e o Clube garantiu esse apoio e permitiu, também, a compra de uma viatura ligeira de que o NAC há muito carecia.
Segundo Raimundo Abreu, director-geral da empresa, a MCoutinho decidiu colaborar com o NAC na organização da prova, não apenas porque estes eventos trazem visibilidade ao grupo, mas, sobretudo, porque se trata de um modo de colaborar com a sociedade civil da região onde o grupo está implantado.
A ajuda para cobrir o orçamento da prova, que deverá ultrapassar os 23 mil euros, chegou também através de outras empresas da região que, apesar da crise, Rodrigues da Silva referiu terem-se mostrado abertas a essa colaboração.
No apoio logístico o NAC conta ainda, mais uma vez, com a colaboração do Foz Côa Automóvel Clube, de um grupo de amigos de Vila Real, de um grupo de amigos de Bragança entre os quais alguns estudantes o Instituto Politécnico.
Ainda assim, o Clube não irá, este ano, realizar o slaloom, que tinha lugar na Avenida Sá Carneiro. Em vez dessa exibição, será feito um desfile dos automóveis participantes, que envolverá essa Avenida e a Avenida das Forças Armadas. Os automóveis ficarão ainda em exposição num parque a criar na Sá Carneiro.
Por: Ana Preto / Secção: Desporto / hoje
in:http://www.mensageironoticias.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário