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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Rampa de Bragança a contar para a Copa Ibérica

A internacionalização da prova, permitirá divulgar a cidade, além fronteiras
A Rampa de Bragança/Mcoutinho 2011, que decorre nos dias 25 e 26 deste mês, integra, este ano, o recém criado Troféu Ibérico de Montanha, conhecido em Espanha como “Copa Ibérica de Montanha”. Como acontece desde 2006, esta é uma prova em que os pilotos podem pontuar para o Campeonato de Portugal de Montanha. A prova vai decorrer, como é habitual, no troço da EN 206, entre a aldeia de Nogueira e o cruzamento para o Santuário de Nossa Senhora da Serra.
Segundo Rodrigues da Silva, secretario da direcção do Nordeste Automóvel Clube (NAC), a integração da Rampa na Copa Ibérica resultou de um convite endereçado ao Clube pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
Apesar de, ao nível da participação de pilotos, as perspectivas do NAC serem boas, o Clube apresenta alguma apreensão quanto aos custos com a organização, uma vez que não conta com a habitual colaboração dos comissários de pista da ACDME (Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril), que colaboravam com o NAC de forma gratuita. Isto deve-se a indisponibilidade profissional destes comissários que, neste período, têm já a agenda preenchida com provas do campeonato de circuitos, cujo agendamento tem prioridade, relativamente às provas de montanha. Por razões de segurança, a nível da prevenção de fogos florestais, a prova não podia ser adiada para o mês de Julho.
Face a esta situação, bem como aos constrangimentos financeiros que afectam todas as entidades públicas e privadas nacionais, o NAC chegou a temer que a Rampa não se realizasse este ano. Rodrigues da Silva referiu que, não fosse o apoio da Câmara Municipal de Bragança, a prova não se realizaria.
Segundo Hernâni Dias, vereador do Desporto, o facto de, este ano, a prova estar incluída num circuito internacional, pesou na decisão de apoiar a realização da Rampa. Isto porque a divulgação da cidade será feita não só a nível nacional, mas também em Espanha. De referir ainda que o município teve que cortar com alguns apoios financeiros ao movimento associativo. “Contudo, estes cortes não foram cortes cegos”, sublinhou o vereador. Por exemplo, a município deixou de apoiar o plano de actividades do NAC. Todo o apoio prestado a este Clube pela Câmara destina-se, exclusivamente, à organização da Rampa de Bragança.
Além do apoio do município, da colaboração dos Bombeiros Voluntários da cidade e de várias empresas, a prova conta com o patrocínio da MCoutinho. Por esse motivo, e até 2012, a prova chama-se Rampa de Bragança/MCoutinho.
Um protocolo estabelecido entre esta empresa e o Clube garantiu esse apoio e permitiu, também, a compra de uma viatura ligeira de que o NAC há muito carecia.
Segundo Raimundo Abreu, director-geral da empresa, a MCoutinho decidiu colaborar com o NAC na organização da prova, não apenas porque estes eventos trazem visibilidade ao grupo, mas, sobretudo, porque se trata de um modo de colaborar com a sociedade civil da região onde o grupo está implantado.
A ajuda para cobrir o orçamento da prova, que deverá ultrapassar os 23 mil euros, chegou também através de outras empresas da região que, apesar da crise, Rodrigues da Silva referiu terem-se mostrado abertas a essa colaboração.
No apoio logístico o NAC conta ainda, mais uma vez, com a colaboração do Foz Côa Automóvel Clube, de um grupo de amigos de Vila Real, de um grupo de amigos de Bragança entre os quais alguns estudantes o Instituto Politécnico.
Ainda assim, o Clube não irá, este ano, realizar o slaloom, que tinha lugar na Avenida Sá Carneiro. Em vez dessa exibição, será feito um desfile dos automóveis participantes, que envolverá essa Avenida e a Avenida das Forças Armadas. Os automóveis ficarão ainda em exposição num parque a criar na Sá Carneiro.
Por: Ana Preto / Secção: Desporto / hoje
in:http://www.mensageironoticias.pt

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