Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Música e Tradição no palco da Lombada - Palácios-Bragança

O Lombada Festival de Música e Tradição realiza-se há 13 anos e mantém como base a divulgação da cultura e as raízes da terra, que voltam a marcar a edição deste ano.
Trata-se de uma organização conjunta da Associação Cultural e Recreativa e Ambiental de Palácios e Câmara Municipal de Bragança (CMB), agendada para os dias 29, 30 e 31 de Julho.
De acordo com a vereadora da Cultura da CMB, Fátima Fernandes, este festival é um ponto alto da agenda cultural, pois alia diferentes vertentes. “Tem a ver com as tradições agrícolas que se têm vindo a perder no nosso meio rural e com a música, dança e, também, com o convívio que se organiza numa área rural do nosso concelho”, salienta a autarca.
O evento distingue-se pelo facto de dar a conhecer as tradições culturais e agrícolas da terra. Por isso, alguns dos momentos altos são “a ceifa e a malha, na gastronomia as refeições e a merenda da malha e na cultura o artesanato e a música”, salienta o presidente da Associação Cultural e Recreativa e Ambiental de Palácios, Raul Tomé. Isto a par do habitual fabrico de pão em fornos tradicionais, da cegada manual e da malha tradicional.
Este ano, o cartaz conta com a participação do Rancho Folclórico de Mogadouro, Tradibérica (Valladolid), Convinha (Porto), Bicarelo (Galiza) e Concertinas Paulo Pinheiro (Braga, para além do 13º Encontro de “Gaiteiros e Tocadores do Nordeste”. “Alguns deles vêm gratuitamente, porque são pessoas amigas”, acrescenta o dirigente.
A nível musical, Paco Diez, reputado instrumentista espanhol, e Paulo Preto, membro dos Galandum Galundaina, colaboram gratuitamente na organização. “Ambos conhecem muita gente. Este ano vamos ter um grupo que esteve cá no ano anterior e desta vez ligou a dizer que queria vir outra vez. Os grupos que vêm gostam de estar cá porque é um festival diferente, é cultural”, refere Raul Tomé.
Paralelamente ao Festival decorre a Feiura de Artesanato e Produtos da Terra, em diversas barraquinhas de exposição.
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário