Bragança está a estudar a viabilidade da candidatura conjunta com Zamora a Património Mundial da UNESCO. Este trabalho está a ser desenvolvido pelo Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, que também tem em curso um projecto de investigação sobre Bragança na época contemporânea.
O presidente do CEPESE, Fernando de Sousa, afirma que estes dois projectos vão estar em debate no seminário internacional “Bragança, Uma Cidade Europeia”, que vai decorrer em Bragança, nos dias 29 e 30 de Setembro.“No âmbito da investigação que está a ser feita resolvemos trazer este seminário a Bragança, agregando não só os investigadores que estão a trabalhar na equipa do Bragança na época Contemporânea, mas também convidando outros investigadores portugueses e espanhóis e ainda um especialista italiano que é consultor da UNESCO, no sentido de debatermos estas questões. Ou seja, a possibilidade de haver uma candidatura Bragança- Zamora a património mundial e, por outro lado, de surgirem contributos originais relativamente à história de Bragança na época contemporânea, ou seja, desde 1820 até ao presente”, explica o professor universitário.
O estudo de viabilidade da candidatura Bragança-Zamora a património Mundial deverá estar concluído dentro de um ano. Só depois de conhecido o resultado se saberá se faz sentido avançar com a candidatura à UNESCO. Já o estudo sobre Bragança na época contemporânea só deverá ser apresentado em 2013. Para o presidente da Câmara de Bragança faz todo o sentido afirmar o presente e perspectivar o futuro com base no passado. Para Jorge Nunes é fundamental debater as relações transfronteiriças como factor de desenvolvimento local.“Vai estar em discussão essa cooperação transfronteiriça e na visão local de desenvolvimento da própria cidade não podemos esquecer que não se faz pensamento local sem um pensamento global, seja de escala europeia, seja de escala mais ampla.
Essa reflexão temos que desenvolve-la no sentido de perceber qual é o caminho que devemos percorrer, avaliar as estratégias possíveis à volta de uma visão que congregue as pessoas, as instituições, a actividade económica”, salienta o autarca.
Este seminário vai reunir investigadores nacionais e internacionais na cidade de Bragança nos dias 29 e 30 de Setembro.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário