Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Miranda do Douro: Aprendizagem da língua mirandesa cresce nas escolas do concelho de Miranda do Douro

Mais de metade dos cerca de 800 alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro escolheu língua mirandesa como disciplina de opção, revelou o director do agrupamento.
“O interesse dos alunos pela língua e cultura mirandesa tem vindo a crescer de ano para ano, principalmente entre os alunos que frequentam o primeiro ciclo do ensino, que se inscrevem de forma voluntária na disciplina ”, constatou António Santos.
Nas escolas do concelho de Miranda do Douro há três professores contratados pelo ministério da Educação que leccionam a disciplina de língua e cultura mirandesa. Os encargos com os docentes rondam os 30 mil euros por ano.
Dos três, um pertence ao quadro de professores do Agrupamento, acumulando o ensino do mirandês com outras duas disciplinas da área de letras, enquanto os outros dois docentes apenas “ensinam” mirandês, sendo que um a tempo parcial.
O ensino da língua e cultura mirandesa é reconhecido pelo ministério da Educação como disciplina curricular na área geográfica do concelho de Miranda do Douro.
“A tutela deveria olhar para o mirandês de outra forma e garantir estruturas que pudessem servir de apoio à disciplina, como a criação de programas uniformizados e oficializados para que pudesse haver um enquadramento legal mais consistente, tendo em vista a oficialização da disciplina”, acrescentou o responsável.
No entanto, os docentes e os responsáveis pelo ensino do mirandês definem os programas curriculares e são implementados nas turmas que integram o agrupamento.
“Se houvesse a homologação dos programas de ensino para a língua mirandesa, desde logo haveria outra qualidade na aprendizagem da língua”, observou António Santos.
Os manuais de ensino utilizados pelos docentes de língua e cultura mirandesa são “construídos” pelos próprios professores.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário