quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Festival aéreo em miniatura encheu aeródromo

Portugueses e espanhóis juntaram-se, em Bragança, num festival de aeromodelismo que se realiza há 20 anos.
Participaram cerca de 50 aficionados que fizeram algumas acrobacias no céu transmontano com os pequenos aviões.
Em competição estavam diversos tipos de aparelhos “desde voo planado e motorizados sendo radiocontrolados” refere o presidente da Associação de Rádio Control de Bragança, que organizou a iniciativa. “Temos monomotores, bimotores e trimotores, aviões proporcionados a turbina e várias modalidades de helicópteros” acrescenta.
Este festival é já um ponto obrigatório entre os amantes do aeromodelismo muito por causa das condições de voo oferecidas pelo aeródromo de Bragança. “A nível de espaço para voar é o melhor do país e dos melhores da Europa porque tem boas características” considera Luís Silva. “As condições da pista e logísticas são muito boas e a vegetação envolvente a este campo é praticamente reduzida e os aparelhos têm um alcance de segurança na ordem dos cinco quilómetros”.
António Varzielas, do Porto, foi um dos participantes deste festival. Faz aeromodelismo “desde os sete anos” e tem 66, por isso “isto é por loucura”. “Gosto particularmente do voo sem motor e tenho 28 planadores na garagem”, conta. Já Júlio Santasmarinas, de Vigo, veio “para voar, pois este é um sítio magnífico, mas também pelo convívio com os amigos portugueses”. Este praticante tem 15 aviões “mas entre os que estão feitos e outros a ser ultimados, são o dobro”.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário