A ligação aérea de Bragança a Lisboa está a ser renegociada pelo Governo, mas a expectativa é de que se mantenha e até com maior flexibilidade de horários.
Silva Monteiro, secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e comunicação, diz que a ligação está no centro das preocupações do ministério:
“Pretendemos manter o apoio e dar resposta a uma necessidade que é regional mas que serve, por exemplo, aquilo que poderia ser a minha viagem [para Bragança] se os horários estivessem ajustados àquilo que é a dinâmica económica. A coesão social e territorial está no centro da nossa preocupação. Quero acreditar que há condições para que a ligação se mantenha”.
Expectativa que é partilhada pelo presidente da autarquia brigantina Jorge Nunes:
“Estão em fase de negociações quer os termos da concessão, quer os horários. Entendemos que há evoluções necessárias e que podem vir a servir melhor os cidadãos que utilizam a carreira aérea regular, uma vez que os aeródromos de Bragança e Vila Real dispõem de condições para horários mais alargados e mais flexíveis”.
Em causa, neste momento, está o subsídio anual de 2 milhões de euros pagos pelo Estado à companhia concessionária da ligação, como explica o secretário de Estado:
“O que está em causa é o apoio e o contrato de prestação de serviços. Nós temos de o ajustar àquilo que é hoje a realidade do país e à menor capacidade que o Estado tem de subsidiar essas ligações. De qualquer forma o diálogo está a prosseguir e eu quero acreditar que chegaremos a bom porto”.
A ligação Bragança – Lisboa é assegurada desde o início de 2009 pela transportadora aérea Aerovip. O Estado está agora a renegociar com a operadora o contrato de concessão do ponto de vista do financiamento e dos horários de funcionamento.
in:rba.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário