Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Folar transmontano: delicia gastronómica regional

Em todas as épocas festivas, para além das tradições, existem sabores que lhes estão associados. A Páscoa não é excepção e são várias as iguarias que, por esta altura, marcam esta época festiva. Manda a tradição que na região o folar tenha presença obrigatória na mesa. O folar é tradicionalmente o pão da Páscoa, confeccionado à base da água, sal, ovos e farinha de trigo. A forma, o conteúdo e a confecção varia conforme as regiões de Portugal e vai desde o salgado ao doce, nas mais diversas formas. 
Nalgumas receitas é encimado por um ovo cozido com casca mas no caso de Trás-os-Montes, é confeccionado à base de massa de pão e recheado com carne de porco e de vitela, presunto, salpicão, linguiça. Na sua confecção, são ainda usados ovos, banha de porco e azeite. Tudo produtos caseiros. Considerada a mais importante festa cristã, por ser comemorada a ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa é vivida com intensidade pelos portugueses e, além dos ovos de chocolate, também é altura dos afilhados oferecerem, no Domingo de Ramos, flores aos padrinhos e receberem o tradicional folar, símbolo de amizade e reconciliação. 
Na região há um concelho que se destaca pela qualidade da produção do Folar, que é Valpaços que tem a ambição de se tornar na Capital do Folar em Portugal. Desde a primeira edição realizada em 1999, organizada por uma associação de promoção de Valpaços, que a feira tem sido um êxito. No ano transacto foi visitada por mais de 60.000 pessoas. O folar é uma espécie de pão mais elaborado e que pode ser comido ao pequeno-almoço ou lanche. 
As características desta delícia gastronómica da região atraem muitos turistas que nesta época do ano aproveitam para o adquirir. Por isso, na época de Páscoa, o folar é fácil de adquirir em qualquer padaria ou pastelaria da região.
in:welcomenordeste.net

Sem comentários:

Enviar um comentário