Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

11% do país já está em 'seca severa'


O Instituto de Meteorologia indicou hoje que os valores de precipitação registados em Janeiro em Portugal continental foram muito inferiores ao normal, estando 11 por cento do território em situação de «seca severa».
Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), o total mensal dos valores de precipitação do mês de Janeiro situou-se em 20.4 mm, ou seja 17 por cento do valor normal, deixando 76 por cento do território continental em situação de «seca moderada».
Trata-se do sétimo menor valor de precipitação registado desde 1931 (o menor valor foi de 2.8mm, em 1935), pelo que os níveis de precipitação de Janeiro levam os especialistas a classificar este mês como «muito seco a extremamente seco».
«Os baixos valores de precipitação registados resultam da localização do anticiclone dos Açores que, estendendo-se em crista para o território continental, vem impedindo que este seja influenciado normalmente por superfícies frontais, responsáveis pela precipitação nesta época do ano», explica o IM.
Desta forma, a situação de seca meteorológica «intensificou-se em todo o território do continente» e, de acordo com o Observatório de Seca do IM, a percentagem do território em situação de seca meteorológica apresenta a seguinte distribuição: 11 por cento em seca severa, 76 por cento em seca moderada e 13 por cento em seca fraca.
Relativamente aos valores da temperatura do ar, destaca-se que o valor médio da temperatura mínima do ar foi inferior ao valor normal (1971-2000) em -1.56ºC.
«Durante Janeiro ocorreram valores de temperatura mínima inferiores a 0ºC, verificando-se que o número de dias com estas condições foi maior nas regiões do interior Norte e Centro, destacando-se a estação meteorológica de Bragança, que registou 28 dias de temperatura mínima inferior ou igual a 0ºC», refere o IM.


Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário