Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Como se prepara uma cabaça? Associação ALDEIA propõe actividades diferentes nas aldeia de Urrós e Junqueira

No próximo dia 4 de Fevereiro os sócios e voluntários da associação ALDEIA vão podar as oliveiras e amendoeiras, juntamente com os habitantes de Urrós (Mogadouro), que transmitirão os seus conhecimentos relativos a estas práticas de manutenção.
Trata-se de uma actividade aberta a todos que pretendam adquirir conhecimentos na temática das podas de frutificação, contribuindo, também, para a conservação de sistemas agrícolas tradicionais.
No âmbito de um projecto para a recuperação de aves rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional, a Aldeia adquiriu alguns terrenos naquela zona protegida, dentro das zonas de alimentação de Águia de Bonelli. Entre estas parcelas, encontra-se um terreno agrícola com a instalação de culturas tradicionais como o olival, o amendoal e a vinha.
No sentido de proceder à conservação destas culturas, a associação tem vindo a efectuar acções de manutenção destes terrenos, tal como vai acontecer já no próximo sábado.
Um semana depois, a ALDEIA promove uma Oficina de Preparação de Cabaças, na aldeia de Junqueira, concelho de Vimioso.
Segundo a associação “a cabaça é a designação comum do fruto da cabaceira (Lagenaria siceraria), planta da família das cucurbitáceas, que outrora teve ampla tradição de cultivo em Portugal. Os mais antigos apreciavam a sua utilidade como cantil ou garrafa para transporte de aguardente, vinho, ou água que lhes matava a sede ou confortava a alma durante os árduos trabalhos no campo. O seu cultivo está em desuso, e na maioria das vezes a finalidade é meramente ornamental. Com esta actividade pretendemos promover o conhecimento tradicional em torno do cultivo de cabaças, bem como estimular o interesse pelo cultivo de variedades tradicionais”.
A oficina de preparação de cabaças terá lugar na casa do Sr. José Martins e abordará os seguintes temas: Diferentes tipos de cabaças; a sementeira; a cura; a limpeza e a preparação; visita à horta do Sr. José e troca de sementes.
A iniciativa termina com a apresentação do concurso “A cabaça do vizinho não é melhor do que a minha”.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário