Em Setembro deverá começar a funcionar o Lar Residencial para pessoas com deficiência da associação LEQUE.Esta nova resposta social é acompanhada de um Centro de Férias e Lazer.O projecto resulta de uma parceria entre a associação, a câmara de Alfândega da Fé e Santa Casa da Misericórdia.
O lar e o centro de férias vão ficar instalados no antigo Centro de Saúde da vila, que se encontra encerrado há vários anos e que vai sofrer obras de remodelação.“A Santa Casa da Misericórdia tinha um espaço que estava devoluto e que era o antigo centro de saúde da vila e é aí que vai funcionar a nova resposta social que é um espaço para férias e que pode receber crianças, jovens e adultos em época escolar e não escolar para ferias e lazer e que vais servir de apoio à família” refere a presidente da associação LEQUE.
Celmira Macedo adianta que o Centro de Férias deverá abrir em Agosto.A partir do mês de Setembro, iniciará a valência de Lar Residencial.“Dependendo das inscrições que tivermos, numa primeira fase o lar residencial irá receber 10 utentes e mais 10 numa segunda fase” explica. “Queremos abrir o centro de férias já no mês de Agosto com pelo menos 10 frequentadores por semana” acrescenta, salientando que “primeiro arranca o centro de férias e o lar residencial em princípio é inaugurado no dia 1 de Setembro”.
Sendo esta uma resposta inovadora a nível nacional, a responsável espera vir a receber utentes de todo o país. “Sabemos que é para uma população com alguns recursos financeiros, mas vai sempre haver um espaço para famílias que não possam pagar tanto” realça.
“Esta é também uma forma de garantir a sustentabilidade do projecto pois não existe nada assim a nível nacional e desconfiamos que haja muito poucos a nível internacional, por isso somos capazes de ter algum sucesso” afirma Celmira Macedo, acrescentando que “estamos à espera de receber pessoas vindas de todo o país nomeadamente para o centro de férias pois o lar residencial não vai sequer cobrir as necessidades do concelho e dos concelhos limítrofes”.Este projecto vai criar inicialmente três postos de trabalho.
Vão ser investidos 100 mil euros para a remodelação do espaço e aquisição do equipamento, financiados pelos prémios EDP Barragem Solidária e Manuel António da Mota.
Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário